GEOGRAFIA PURA

PAÍS

Montenegro

SIGNIFICADO DO NOME

O nome em Montenegro do país é Crna Gora que é traduzida em espanhol diretamente como "montanha negra", como referência à cor com que os Alpes Dinaric são vistos a partir do mar Adriático devido à tonalidade escura das florestas que cobrem as cúpulas. De acordo com outra teoria, é nomeado por ter sido esta área montanhosa, durante muitos séculos, refúgio das populações latino-romanas (disse "latini nigri" na Idade Média) de Illyria, que fugiram da invasão da Eslavos. Este nome foi usado desde o início do século 15, e em diferentes períodos ao longo do tempo o país era conhecido como Principado de Zeta. O nome do país na maior parte do mundo ocidental vem da tradução do termo veneziano durante a hegemonia da República de Veneza nas margens orientais do Adriático; Assim, tanto o inglês quanto o alemão usam o nome de Montenegro para se referir a esse Estado. Outras línguas, por exemplo, usam traduções diretas do significado do Montenegro, como o albanês Mali i Zi, o grego Μαυροβούνιο e o turco Karadağ. No caso do espanhol, a tradução de Crna Gora coincide com o termo adotado pelos navegadores venezianos.

CONTINENTE

Europa

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A versão atual da Bandeira do Montenegro aparece descrita no artigo 4.º da lei que regula os seus símbolos e foi aprovada pelo parlamento do Montenegro a 12 de Julho de 2004.

A bandeira é vermelha debruada a dourado, e figura na sua parte central o escudo do Montenegro, adoptado em 1993. A altura do escudo é de 2/3 da bandeira. Este escudo foi o brasão do Rei Nicolau I de Montenegro mas eliminaram-se as suas iniciais HI (em cirílico) da figura.

MAPA

BRASÃO

O Brasão de armas de Montenegro (em montenegrino: Грб Црне Горе, Grb Crne Gore) foi confirmado pela nova Constituição proclamada em 2 de Outubro de 2007, previamente aprovada por um ato do Parlamento, em 12 de Julho de 2004. Ele substituiu o antigo brasão de armas, a principal diferença é que a águia dourada com duas cabeças, em vez da tradicional branca que, muitas vezes causa polémica entre heráldistas. Agora, é o motivo central da Bandeira do Montenegro, que também mudou, em 2004, bem como o brasão de armas do Exército de Montenegro.

Descrição

O brasão de armas de Montenegro é composto por uma águia em ouro com as asas em voo, com um ceptro na sua direita e na sua esquerda nas suas garra sobre uma base vermelha (versão). Sobre o peito da águia está um escudo com um leão dourado em passante. O leão está num campo verde (base), com um plano de fundo azul. A coroa acima das cabeças da águia e do ceptro de ouro são cobertos com uma cruz. Os seres transgenicos são azuis com dourado e bainhas em cruz.

HINO

Montenegrino

Oj svijetla majska zoro

Majko naša Crna Goro

Sinovi smo tvog stijenja

I čuvari tvog poštenja

Volimo vas, brda tvrda

I stravične vaše klance

Koji nikad ne poznaše

Sramotnoga ropstva lance

Dok lovćenskoj našoj misli

Naša sloga daje krila

Biće gorda, biće slavna

Domovina naša mila

Rijeka će naših vala

Uskačući u dva mora

Glas nositi okeanu

Da je vječna Crna Gora!

Português

Oh brilhante majska zoro

Nossa Mãe Negra Goro

Nós somos os filhos de suas rochas

Eu Euvari sua honestidade

Nós te amamos, Clay Hill,

Eu straviène seus passes

Que nunca souberam

Correntes da escravidão vergonhosa.

Enquanto nossos pensamentos lovæenskoj

Nossa unidade dá asas

Criaturas biæe, orgulhoso gloriosa

Nossa querida pátria.

Rio seria a nossa onda

Uskaèuæi os dois mares,

Transportar voz do oceano,

Que Montenegro vjeèna.


SIGNIFICADO DO HINO

Oj, svijetla majska zoro (em cirílico montenegrino: Ој, свијетла мајска зоро; em português: Oh, clara alvorada de maio) é o hino nacional de Montenegro. Escrito e composto por Sekula Drljević, foi adotado em 12 de julho de 2004, enquanto ainda fazia parte da Sérvia e Montenegro.

CAPITAL

Podgoritza, Podgoriza ou Podgorica

MOEDA

Euro

ARQUIPÉLAGOS

O país é um Condado, logo, não possui Arquipélagos.

CLIMA

Apresenta um clima quente e temperado. Existe uma pluviosidade significativa ao longo do ano em Montenegro. Mesmo o mês mais seco ainda assim tem muita pluviosidade. Segundo a Köppen e Geiger o clima é classificado como Cfa. Montenegro tem uma temperatura média de 19.6 °C. 1405 mm é o valor da pluviosidade média anual. O mês mais seco tem uma diferença de precipitação 36 mm em relação ao mês mais chuvoso. 9.8 °C é a variação das temperaturas médias durante o ano. A temperatura média do mês de Janeiro, o mês mais quente do ano, é de 24.8 °C. A temperatura média em Junho, é de 15.0 °C. Durante o ano é a temperatura média mais baixa. O mês mais seco é Maio e tem 98 mm de precipitação. Com uma média de 134 mm o mês de Março é o mês de maior precipitação.

CONDADOS

O país é um Condado.

DUCADOS

O país é um Condado, logo, não possui Ducados.

ILHAS

O país é um Condado, logo, não possui Ilhas.

PRINCIPADOS

O país é um Condado, logo, não possui Principados.

FAUNA

Rana graeca é uma espécie de anfíbio da família Ranidae.

Pode ser encontrada nos países: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, República da Macedónia, Montenegro, Sérvia e possivelmente na Turquia.

Os seus habitats naturais são: florestas temperadas, campos de gramíneas do clima temperado, rios, rios intermitentes, nascentes de água doce e pastagens.

Está ameaçada por perda de habitat.

Rana shqiperica é uma espécie de anura da família Ranidae.

Pode ser encontrada nos países: Albânia, Montenegro e Sérvia.

Os seus habitats naturais são: rios, pântanos, lagos de água doce.

Está ameaçada por perda de habitat.

Acalyptris platani é uma espécie de nepticulídeo, da tribo Trifurculini (Nepticulinae), com distribuição na Europa Meridional ao Sudoeste Asiático.

Descrição

Com uma envergadura de 5,2-5,4mm nos machos e de 5,0-5,4mm nas fêmeas. Na parte frontal da cabeça tem um tufo amarelado. Antenas com cerca de 34 segmentos nos machos, enquanto que nas fêmeas varia de 27 a 29 segmentos.

Biologia

Platanus orientalis e P. hybrida são como plantas hospedeira da espécie. Como as larvas podem ser encontradas em junho e setembro a novembro. Os adultos emerge em dois períodos, o primeiro em maio-junho, o segundo em julho-agosto.

Distribuição

Uma espécie tem distribuição na França, Suíça, Portugal, Espanha, Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Macedônia, Bulgária, Grécia, Crimeia, Turquia, Chipre, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã.

Platyla maaseni é uma espécie de gastrópode da família Aciculidae.

É endémica da Sérvia e do Montenegro.

FLORA

As florestas misturadas das Montanhas Dinaric formam uma ecorregião terrestre do Bioma Temperado de folhas largas e florestas misturadas na Europa do Sudeste, de acordo com o WWF e o Mapa Digital de Regiões Ecológicas Europeias pela Agência Europeia de Meio Ambiente. Também está na ecozona paleártica.

Distribuição

As florestas misturadas das Montanhas Dinaricas compõem a região da floresta montana dos Alpes Dinaric. Esta cordilheira se estende ao longo da costa leste do mar Adriático e ocupa 58.200km² (22.500mi²) na Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Montenegro, no Nordeste da Itália, no norte da Albânia e Sérvia.

Descrição

O clima da ecorregião é úmido e extremamente úmido. Os intervalos de precipitação geralmente são superiores a 1500mm e os intervalos entre 2000 e 3500mm são comuns. Os máximos medidos no interior da Baía de Kotor ultrapassam as médias anuais para além de 4500mm (Crkvice), os maiores intervalos de precipitação na Europa e um dos mais altos do Hemisfério Norte. É parte do tipo temperado de Köppen com verões úmidos (Cfs) e climas de neve de montanha (Dfs). Devido à abundância de neve e à avalanchação, os biótopos alpinos são comuns para todas as montanhas altas. Várias pequenas geleiras ainda persistem nas faixas Durmitor e Prokletije, os maciços mais altos dos Alpes Dinaricos.

Com altos níveis de precipitação e uma superabundância de calcários, o alívio cárstico está dominando.

Devido à ampla gama latitudinal desta ecorregião, as elevações mais elevadas (acima de 1.500m) são cobertas com florestas de coníferas, com vegetação mista de folhas largas e que ocorrem mais baixas.

A zona de coníferas é dominada pelo abeto da Noruega, abeto prateado e pinheiro preto europeu com a mistura da faia europeia. As espécies dominantes das zonas inferiores incluem vários carvalhos deciduos (Quercus frainetto, Q. pubescens, Q. cerris) e o charme oriental (Carpinus orientalis). A cinza florida da Europa do Sul (Fraxinus ornus) marca a zona submediterránea em uma região abaixo de 600-1000m (de N para S).

Phytogeográficamente, a ecorregião é compartilhada entre as províncias do Adriático e do Mediterrâneo Oriental da Região do Mediterrâneo, dentro do Reino Holártico (de acordo com a delimitação de Armen Takhtajan).

Acer lobelii (maple de Lobel) é um raro maple nativo do sul da Itália e dos Balcãs Ocidentais. Sinônimos incluem Acer platanoides L. subsp. Lobelii (Dez.) Gams e Acer cappadocicum Gled. subsp. Lobelii (Dez.) De Jong.

Descrição

Acer lobelii é uma árvore de folha caduca de tamanho médio que cresce a 20-25 metros (66-82 pés) de altura com uma coroa estreita e ereta, uma das poucas árvores com uma forma naturalmente fastigada. A casca é cinza esverdeada, lisa em árvores jovens, tornando-se mais castanha e raspada superficialmente em árvores maduras. Os rebentos são cobertos de verde por uma cera azul-branca espessa e glaucosa no início, está desaparecendo dentro de um ano, mas os rebentos mais antigos permanecem verdes por vários anos.

As folhas são opostas, lobadas de palma com cinco lóbulos, 6-12 centímetros (2,4-4,7 pol) de comprimento e 6-15 centimetros (2,4-5,9 pol);Os lóbulos são inteiros ou com um ou dois dentes irregulares. A folha deriva de um látex leitoso quando quebrado.

As flores estão em corymbs, amarelo-verde com cinco sépalas 3-4 milímetros (0.12-0.16 in) long; A floração ocorre no início da primavera. A fruta é uma samara dupla com duas sementes com asas, as sementes são em forma de disco, fortemente achatadas, 6-11 milímetros (0,24-0,43 pol.) E 2-3 milímetros (0,079-0,188) de espessura. As asas têm 2,5 centímetros (0,98 polegadas) de comprimento, amplamente espalhadas, aproximando-se de um ângulo de 180.

Distribuição

A espécie é rara e está em perigo na Itália, ocorrendo apenas dispersos em pequenos grupos em habitats de florestas esclerófilos e semi-decíduas italianas. Foi amplamente considerado endêmico no sul da Itália, mas agora também é conhecido nos Balcãs Ocidentais (ex-Jugoslávia), uma distribuição bastante correspondente por Pinus heldreichii (Pinho da Bósnia) .

Está intimamente relacionado com, e, em alguns aspectos, intermediário entre, Acer cappadocicum, da Ásia e Acer platanoides, de mais para o norte na Europa, daí o Acer platanoides subsp. lobeli. A sugestão foi feita de que poderia ser um híbrido natural entre eles, mas as diferenças de ambos, notadamente a flor fortemente glaucosa nos brotos jovens, tornam o tratamento como uma espécie distinta mais razoável.

Cultivo e usa

O maple de Lobel é cultivado como uma árvore ornamental no norte da Europa, valorizada pela sua coroa estreita que o torna adequado para plantação em espaços confinados. Muitas das árvores no cultivo são enxertadas em porta-enxertos de Acer cappadocicum, mostrados pelos numerosos brotos de raiz com folhagem de Acer cappadocicum.

O maple híbrido hortícola Acer×zoeschense é frequentemente citado como tendo Acer lobelii como um dos seus pais, embora mais provável, Acer cappadocicum.

Barbarea vulgaris, também chamada de bittercres, ervas, barbara, foguetes, agrião amarelo, foguete de inverno e foguete, é uma erva bienal do gênero Barbarea, pertencente à família da mostarda.

Esta planta cresce para cerca de 30-60cm (12-24 pol.), Com um máximo de 1 m (3 pés 3 polegadas). O caule é nervoso e sem pelos, ramificado na base. Tem uma rosácea basal de folhas brilhantes, verde escuro. As folhas basais são perseguidas e lyre-pinnatifid, isto é, com um grande lobo terminal e lobos inferiores menores. As folhas de caulina são menores, ovadas, dentadas ou lobadas. As flores são carregadas na primavera em aglomerados terminais densos acima da folhagem. São de 7-9mm (0,28 a 0,35 polegadas) de comprimento, com quatro pétalas amarelas brilhantes. O período de floração se estende de abril a julho. A fruta é uma vagem de cerca de 15-30mm (0,59-1,18pol).

As substâncias químicas desta espécie incluem saponinas, flavonóides, e glucosinolatos.

Brassica nigra, a mostarda preta, é uma planta anual cultivada por suas sementes pretas ou castanhas escuras, comumente usadas como tempero. É nativo de regiões tropicais do norte da África, regiões temperadas da Europa e partes da Ásia.

É uma planta vertical, com grandes folhas manchadas. Eles são cobertos com cabelos ou cerdas na base, mas no tronco mais suave. Pode atingir até 80-90 cm (31-35 pol.) De altura. Ela floresce no verão, a partir de maio (no Reino Unido) em diante. As flores têm 4 pétalas amarelas, que são duas vezes maiores que as sépalas. Cada haste tem cerca de 4 flores no topo, formando um anel ao redor do caule.Mais tarde, a planta forma vagens de sementes longas, que contêm 4 sementes arredondadas.

Cakile marítima (European Searocket), é uma planta comum na família da mostarda. Está espalhado na Europa, África do Norte e no oeste da Ásia, especialmente nos litorais. Agora pode ser encontrado em muitas outras áreas do mundo onde foi introduzido. É um habitante das costas ocidental e leste da América do Norte, onde tem potencial para se tornar uma erva daninha nociva. Esta é uma planta anual que cresce em aglomerados ou montes na areia nas praias e penhascos. As folhas brilhantes são carnudas, verdes e tingidas de púrpura ou magenta e de lóbulos longos. Possui flores brancas a claras e frutos roxos esculpidos, segmentados e com cortiça de um a três centímetros de comprimento. Os frutos flutuam e são dispersos em água.

É um glabre, suculento anual, com uma arraba esbelta ou robusta. Tem uma haste ramificada prostituída ou ascendente, crescendo até 15-45 cm (5,9-17,7 pol). As folhas lobadas, são caras e alternadas (espaçadas), são diferentes da parte superior e inferior da haste, as folhas inferiores são obovadas ou oblíquas, enquanto as superiores são oblongas. Ele floresce no Reino Unido, entre junho e agosto. As pequenas flores vêm em tons de branco, lilás ou roxo, com 4 pétalas que medem até 25mm (0,98pol.). Mais tarde, produz amadurecimento verde em cápsulas de sementes, frutas e frutos secos, que são curtas e esquisitas. Eles contêm 2 sementes amarelas, castanhas e lisas. O óleo de semente contém um alto nível de ácido erúcico,

Carpinus orientalis, conhecido como o charme oriental, é um hornbeam nativo da Hungria, dos Balcãs, da Itália, da Crimeia, da Turquia, do Irã e do Cáucaso. e ocorre geralmente em locais quentes e secos em altitudes mais baixas em comparação com o Carpinus betulus (European Hornbeam).

Descrição

O Carpinus orientalis é uma árvore pequena, raramente com mais de 10m de altura e muitas vezes arbustiva. Tem minutos, com folhas pequenas, 3-5cm de comprimento.

As sementes têm uma bráctea simples, não trilobed como Carpinus betulus, que tem cerca de 2cm de comprimento.

Cultivo

Nos últimos anos, esta espécie tem sido amplamente utilizada como uma árvore ornamental para Bonsai.

Castanea sativa, ou castanha doce, é uma espécie de planta florida na família Fagaceae, nativa da Europa e da Ásia Menor, e amplamente cultivada em todo o mundo temperado. Uma árvore decídua substancial, de longa duração, produz uma semente comestível, a castanha, que tem sido usada na culinária desde a antiguidade.

C. sativa atinge uma altura de 20-35m (66-115 pés) com um tronco com frequência de 2m (7ft) de diâmetro. A casca geralmente tem um padrão em forma de rede (retirada) com sulcos profundos ou fissuras que correm em espiral em ambas as direções até o tronco. As folhas oblongo-lanceoladas e dentadas corajosamente são de 16-28cm (6-11in) de comprimento e 5-9cm (2-4in) de largura.

As flores de ambos os sexos são carregadas em 10-20cm (4-8 pol.) De longos, catkins verticais, as flores masculinas na parte superior e as flores femininas na parte inferior. No hemisfério norte, eles aparecem no final de junho a julho e, no outono, as flores femininas se desenvolvem em cúpulas espinhosas contendo 3-7 castanhas acastanhadas que são derramadas durante o mês de outubro. As flores femininas, eventualmente, formam uma bainha espessa que destrói predadores da semente. Algumas cultivares ('Marron de Lyon', 'Paragon' e alguns híbridos) produzem apenas uma porca grande por cupule, em vez das duas ou quatro nozes com tamanho comestível, embora menor.

A árvore requer um clima ameno e umidade adequada para um bom crescimento e uma boa colheita de frutos secos. Seu crescimento de ano (mas não o resto da árvore) é sensível às geadas da primavera e início do outono e é intolerante ao limão. Sob condições de floresta, tolerará uma sombra moderada bem. Pode viver para mais de 2.000 anos de idade em condições naturais, veja a "cem-castanha de cavalo" com nome poético no leste da Sicília, por exemplo.

As folhas fornecem comida para alguns animais, incluindo Lepidoptera, como a mariposa Coleophora anatipennella e o rosefleur Macrodactylus subspinosus.

Celtis tournefortii, comumente conhecido como o hackberry oriental é uma árvore decídua no gênero Celtis.

A espécie é endêmica da Europa Oriental: Creta, Croácia, Grécia (incluindo Macedônia, Montenegro, Sicília, Ucrânia, Ásia ocidental: Chipre, noroeste do Irã, norte do Iraque, Turquia e região do Azerbaijão e Cáucaso. Pode crescer até 6 metros de altura e cresce em planícies e florestas secas.

Ceratonia siliqua, vulgarmente conhecida como alfarrobeira ou alfarroba, do árabe خروب (kharrūb) e hebraico חרוב (haruv), pão de São João ou feijoeiro (não deve ser confundido com o feijão africano africano), ou simplesmente alcaravia, é uma espécie de arbustos ou árvores de flores vivas em flor na família das ervilhas, Fabaceae. É amplamente cultivada para suas vagens comestíveis, e como uma árvore ornamental em jardins. O pedaço maduro e seco é muitas vezes moído em pó de alfarroba, que é usado para substituir o pó de cacau. As barras de alfarroba, uma alternativa às barras de chocolate, estão frequentemente disponíveis em lojas de alimentos saudáveis.

A alfarrobeira é nativa da região do Mediterrâneo, incluindo o sul da Europa, a África do Norte, as maiores ilhas do Mediterrâneo, o Levante o Oriente Médio da Ásia Ocidental no Irã; e as ilhas Canárias e Macaronésia. O quilate, uma unidade de massa para gemas, e de pureza para o ouro, toma seu nome, indiretamente, da palavra árabe para uma semente de alfarroba, carrat.

Chelidonium majus, (comumente conhecido como maior celandina ou tetterwort, (embora tetterwort também se refere a Sanguinaria canadensis), nipple, ou swallowwort) é uma planta herbácea perene, uma das duas espécies do gênero Chelidônio. É nativo da Europa e do oeste da Ásia e introduziu amplamente na América do Norte.

Enquanto a celandina maior pertence à família da papoula, a celandina menor pertence à família do ranúnculo.

Greater celandine é uma erva perene com um hábito ereto e atinge 30-120cm (12-47 pol) de altura. As folhas azul-cinza, são pinadas (de forma pluma) com margens lobadas e onduladas, com até 30cm de comprimento. Quando ferido, a planta exala um látex amarelo ou laranja, ou seiva.

As flores consistem em quatro pétalas amarelas, cada uma com cerca de 18 mm (0,71 pol.) De comprimento, com duas sépalas. Uma variedade de flores duplas ocorre naturalmente. As flores aparecem desde o final da primavera até o verão, de maio a setembro (no Reino Unido), em ciclos umbeliformes de cerca de 4 flores.

As sementes são pequenas e pretas, carregadas em uma longa e cilíndrica cápsula. Cada um tem um elaiosoma, que atrai formigas para dispersar as sementes (myrmecchory).

Colchicum cupanii é uma espécie generalizada, conhecida como açafrão mediterrâneo, que cresce em grande parte da bacia central do Mediterrâneo, relatada pela Albânia, Argélia, Croácia, França, Grécia, Itália, Malta, Montenegro, Sardenha, Sicília e Tunísia. Colchicum cupanii é bastante variável. Alguns espécimes têm flores que se abrem completamente para uma forma de estrela, enquanto outros espécimes permanecem em forma de copo. As flores cor-de-rosa a roxa, não revestidas são pequenas, até 3 cm (1 ") de diâmetro, mas são produzidas em abundância no outono. A folhagem também é produzida no outono.

Diplotaxis muralis (foguetes de parede anual) é uma espécie de planta florida na família da mostarda. Esta planta é nativa da Europa, Ásia e África, mas é encontrada em todo o mundo temperado, onde se naturalizou. Esta é uma planta ereta de mostarda que raramente atinge meio metro de altura. As folhas lobuladas e as hastes são cobertas com inflorescências densas de flores amarelas ou, ocasionalmente, de púrpura clara, com pequenas pétalas ovais e grandes anteras. O fruto é um silico com pods de dois a quatro centímetros de comprimento.

É anual, mas às vezes cresce como perene, crescendo até 15-60 cm (5,9-23,6in) de altura em hastes não ramificadas. Tem as folhas de lobbed, que formam uma roseta na base da planta. São 2-9 cm (0,79-3,5 in) de comprimento e 1-3 cm (0,39-1,18 pol.) De largura. Florece no verão, entre maio a setembro no Reino Unido, e entre abril a agosto na China. As flores são amarelas, com sépalas oblongas e pétalas maiores, obovadas. Mais tarde, produz uma cápsula de fruta, longa cilíndrica com um bico curto. Contém 2 filas de sementes de marrons amarelas, que são ovoides ou em forma de elipsoid.

Galium austriacum, o bedstraw austríaco, é uma espécie de planta nas Rubiaceae. Foi descrita pela primeira vez em 1773 pelo botânico austríaco Nicolaus Jacquin como parte de sua Florae Austriaceae (isto é, Flora da Áustria), o Império austríaco em 1773 tendo sido bastante maior do que a atual República da Áustria. A espécie é encontrada em regiões montanhosas da atual Áustria, Eslováquia, ex-Jugoslávia, Hungria, Itália (Piemonte e Toscana), República Tcheca e Suíça.

Glaucium flavum (papoila amarela, papoula-do-mar ou papoila amarela) é uma planta de floração de verão na família Papaveraceae, é nativa do norte da África, Macronesia, zonas temperadas na Ásia Ocidental e no Cáucaso, bem como na Europa. A planta cresce no litoral e nunca é encontrada no interior. Todas as partes da planta, incluindo as sementes, são tóxicas. É classificada como uma erva daninha nociva, em algumas áreas da América do Norte, onde é uma espécie introduzida. É cultivada em jardins como uma perene de curta duração, mas geralmente cultivada como uma bienal.

Tem folhas espessas, coriáceas profundamente segmentadas, onduladas e azulgráficas, que são revestidas em uma camada de cera de retenção de água. As sepal, as pétalas e os estames têm uma estrutura e uma estrutura semelhantes à Papoila Vermelha (Papaver rhoeas), exceto que os sépalas não são peludos. Cresce até 30-90cm (12-35in) de altura, em hastes ramificadas e cinzentas. Florece no verão, entre junho e outubro. Tem flores amarelas ou lindas brilhantes, que são 7,5cm (3,0 polegadas) de diâmetro. Mais tarde produz uma cápsula de chifre distintivo muito longa, vertical, fina, que é de 15 a 30cm (5,9-11,8 pol.) De comprimento. É dividido em duas câmaras, que se abre para revelar as sementes.

Hypericum olympicum (Mount Olympus St. John's wort) é uma espécie de planta florida na família Hypericaceae. É nativo da Eurásia, incluindo a Albânia, a Bulgária, os estados da ex-Jugoslávia, a Grécia, a Turquia e a Síria. É um arbusto deciduo anão que cresce a 25 cm (10 in) de altura por 30cm (12 in) de largura, com pequenas folhas ovais de cinza-verde e cachos de flores amarelas em forma de estrela com estames proeminentes no verão. Uma vez que requer uma drenagem acentuada para evitar a podridão do inverno, é um assunto adequado para o jardim de rocha ou alpino. Aumenta as raízes laterais e as auto-sementes facilmente.

Esta planta ganhou o Prêmio de mérito do jardim Royal Horticultural Society.

Iris illyrica, com o nome comum Iris ilíria, é uma planta perene da família iris (Iridaceae), nativa do Sudeste da Europa.

Iris illyrica cresce até 40cm de altura.

Seu período de floração é maio e junho.

Sua melhor posição de plantio está em pleno sol. Os requisitos do solo são secos ou médios úmidos, solo fértil bem drenado. É adequado em jardins de margens e rochas. Esta planta produz sementes raramente. Produz geralmente dez sementes que amadurecem no outono.

Iris orjenii, (o Orjen Iris), é uma espécie rara de íris encontrada no Montenegro e Hercegovina na paisagem karst do Monte. Orjen. Cresce na natureza em declives gramados de 1.500 a 1.700m (4.900 a 5.600 pés), em locais ensolarados ou semi-sombreados dentro das comunidades de pinheiros da Bósnia. É um membro da íris do subgênero, o que significa que é uma íris barba e cresce a partir de um rizoma.

Possui um rizoma fibroso e ramificado. As folhas herbáceas são de cor verde azulado e em forma de espada e crescem entre 35-50cm (14-20in) de comprimento, e 2,5 a 3cm de largura. Tem um tronco delgado ou pedúnculo, que pode crescer entre 30-50cm (12-20in) de altura, e tem vários ramos. A inflorescência (ou flores), são produzidas em abril, ou junho elas são em forma de fã e contém duas ou três flores brancas, com uma marca roxa.

Iris pseudopallida ("íris do Adriático Meridional") é uma espécie no gênero Iris, também está no subgênero de Iris. É uma perene rizomatosa da Croácia. Possui liso, curvado de folhas em forma de foice, hastes altas e esbeltas, 3-8 flores perfumadas, em tons de violeta ou flores violetas pálidas, malva, lavanda, roxo, amarelo ou branco, entre maio e junho. Inicialmente, a iris era uma espécie separada, mas depois classificada como subespécie de Iris pallida, conhecida como Iris pallida subsp. pseudopallida, embora na Croácia, ainda é conhecido como Iris pseudopallida. É cultivada como uma planta ornamental em regiões temperadas, especialmente nas regiões dos Balcãs.

Tem um rizoma de cor azulado, e tem folhas planas, curvas, ou foz. As folhas podem crescer até 35cm (14 in) de comprimento, e até 3cm de largura. Eles podem sobreviver ao inverno. Tem um tronco esguio ou pedúnculos, que podem crescer entre 60-100cm (24-39 in) de altura. Tem filiais (ou pedicelos) perto do topo da planta. O tronco tem (escamas) membranous, (ou translúcido) spathes (folhas do botão de flor). Semelhante a Iris illyrica, os spathes podem ter marcas sujas e enferrujadas. As hastes (e os galhos) mantêm entre 3 e 8 flores, entre maio e junho. As flores perfumadas, vêm em tons de violeta, ou flores violetas pálidas, malva, lavanda, roxo, amarelo ou branco. Como outras íris, tem 2 pares de pétalas, 3 grandes sépalas (pétalas exteriores), conhecidas como "quedas" e 3 pétalas internas, menores (ou tepais), conhecidas como "padrões". As quedas são dobradas para trás, têm uma borda marrom clara e veias roxas avermelhadas. Eles também têm uma faixa grossa de cabelos amarelos (a "barba") no centro. As flores têm pólen seco e esferoidal, que tem 51-100 μm de largura. Depois que a íris floresceu, produz uma cápsula de sementes, que tem sementes de 5 mm de comprimento.

Lunaria telekiana é uma espécie rara e pouco conhecida de Albânia, Kosovo e Montenegro. Foi proposto para proteção ao abrigo de tratados internacionais sobre espécies ameaçadas de extinção.

Quercus frainetto (s. Quercus conferta Kit., Quercus farnetto Dez.), O carvalho húngaro ou carvalho italiano, é uma espécie de carvalho, nativa do sudeste da Europa (partes da Itália, dos Balcãs, partes da Hungria, Romênia) e da Turquia; É classificado na seção Quercus. Mesobalanus.

Quercus trojana, o carvalho macedônio é um carvalho na seção 'Quercus' seção de carvalho de peru. Cerris.

É nativo do sudeste da Europa e do sudoeste da Ásia, do sul da Itália, a leste, através dos Balcãs do Sul até o oeste da Turquia, crescendo em altitudes baixas a moderadas (até 1550m no sul da região do sudoeste da Turquia), em áreas secas.

Quercus trojana é uma árvore de pequeno a médio porte de 10-20m de altura, de folhas finas e semi-perenes, com folhas cinza-verde de 3-7cm de comprimento e 1,5-4 cm de largura com margem grosseiramente dentada com dentes acentuadamente apontados. As bolotas são de 2-4cm de comprimento quando maduras cerca de 18 meses após a polinização, e em grande parte fechadas no copo de bolota escamosa.

Raphanus raphanistrum, (o rabanete selvagem, o charlock branco ou o charlock articulado) é uma planta florida na família Brassicaceae. Às vezes é afirmado ser o antepassado do rabanete comestível, Raphanus sativus. Nativo do oeste da Ásia, Europa e partes do norte da África. Foi introduzido na maioria das partes do mundo, e é considerado um habitat que ameaça espécies invasoras em muitas áreas, como a Austrália. Ele se espalha rapidamente, e muitas vezes é encontrado crescendo nas estradas ou em outros lugares onde o chão foi perturbado.

O rábano selvagem cresce como uma planta anual ou bienal, com uma única roda-rolha semelhante à do rabanete cultivado, mas menos ampliada. Tem folhas basais que são oblíquas-elípticas à forma de espátula, as folhas do caule são mais curtas e lobadas. Tem hastes peludas e pode crescer entre 20-60mm (0,79-2,36 in) de altura. Cresce entre maio e setembro, no Reino Unido, ou entre junho e agosto, nos EUA. As flores muito semelhantes às do searocket, que é encontrada em algumas das mesmas regiões (nos EUA) e é facilmente distinguida por ter hastes e folhas mais finas e não suculentas. As hastes têm flores largamente espaçadas e de quatro pétalas de 30-40mm (1,2-1,6 pol.) E cor variando, geralmente de branco a roxo, mas às vezes laranja claro a amarelo, muitas vezes com sombreamento de cor dentro de uma única pétala. Mais tarde, em uma haste curta, produz uma cápsula de sementes podded. Até 8 rodinhas articuladas redondas, cada uma contendo uma semente redonda ou ovalada.

Sinapis arvensis, a mostarda de charlock, mostarda de campo, mostarda selvagem ou charlock, é uma planta anual anual ou invernal do gênero Sinapis na família Brassicaceae. Encontra-se nos campos do Norte de África, Ásia e Europa. Pieris rapae , a pequena borboleta branca e Pieris napi, a borboleta verde veida branca são consumidores importantes de charlock durante os estádios larvais.

Sinapis arvensis atinge em média 20-80 centimetros (7.9-31.5in) de altura, mas em condições ideais pode exceder um metro. As hastes são eretas, ramificadas e estriadas, com cabelos grosseiros especialmente perto da base. As folhas são peixoladas (stalked) com um comprimento de 1-4 centímetros (0,39-1,57 pol). As folhas basais são oblongas, ovais, lanceoladas, lirais, pinnatificas dentadas, 4-18 centímetros (1,6-7,1 in) de comprimento, 2-5 centímetros (0,79-1,97 pol.) De largura. As folhas de caulina são muito reduzidas e são curiosas curiosas para sessiles, mas não auriculares. Ela floresce de maio a setembro, ou de maio a agosto, no Reino Unido. A inflorescência é um raceme composto de flores amarelas com quatro pétalas. O fruto é um silico de 3-5cm de comprimento com um bico de 1-2 cm de comprimento que é achatado-quadrangular. As válvulas do silico são glabras ou raramente eriçadas, três a cinco nervosas. As sementes são escuras ou vermelhas, lisas de 1-1,5mm de diâmetro.

Sternbergia colchiciflora é uma planta florida bulbosa na família Amaryllidaceae, subfamília Amaryllidoideae que às vezes é usada como planta ornamental. A espécie é nativa do sul da Europa, da Espanha para a Ucrânia, bem como de Argélia, Cáucaso, Irã, Líbano, Marrocos, Palestina, Síria e Turquia. Tem flores amarelas que aparecem no outono.

O Thalictrum Flavum, conhecido pelos nomes comuns common meadow-rue, e yellow meadow-rue, é uma espécie de planta florida na família Ranunculaceae. É nativo do Cáucaso e da Rússia (Sibéria). Crescendo a 100 cm (39in) de altura por 45cm (18cm) de largura, é uma perene herbácea produzindo aglomerados de flores perfumadas amarelas fofas no verão.

Thalictrum flavum tem raízes fibrosas, e tem forma de cunha, folhas verdes escuras, com um pálido verde embaixo, elas são divididas em múltiplas seções. Ele floresce entre junho e agosto. As flores são compostas de sépalas curtas e estames mais longos e eretos. Os sépalos são realmente brancos, mas os múltiplos estames eretos e amarelos, dão à flor uma aparência amarela. Mais tarde, três frutos são formados a partir de cada cabeça de flor.

Trifolium aureum, conhecido pelos vários nomes comuns, trefoil de grande lote, trefoil grande, trevo de lúpulo grande, trevo de ouro ou trevo de lúpulo, é uma espécie de trevo nativa de grande parte da Eurásia.

O trefoil de grande lúpulo é uma pequena e bemda herbácea e planta plantada de 10 a 30cm de altura. Como todos os trevos, ele tem folhas divididas em três folhetos sessiles, cada folheto de 15-25mm de comprimento e 6-9mm de largura. Suas flores amarelas estão dispostas em pequenas e alongadas inflorescências redondas de 12-20mm de diâmetro, localizadas no final do caule. Cada flor individual é decadente. À medida que envelhecem, as flores tornam-se castanhas e de papel. A fruta é uma cápsula geralmente contendo duas sementes.

O Trifolium campestre (trefoil de lúpulo) estreitamente relacionado é uma espécie similar, mas mais curta, que se espalha, com folhas e flores menores. O folheto do meio de suas folhas também tem um rachis curto.

Stara Maslina é uma das oliveiras mais antigas do mundo, localizado perto de Stari Bar (City of Bar), em Montenegro. A árvore tem mais de 2.000 anos de idade. É uma atração turística popular no país.

Um lado da árvore está completamente queimado. De acordo com o folclore popular, alguns homens jogavam cartas ao lado da árvore.Durante o jogo, um membro acidentalmente jogou uma partida iluminada na árvore, e logo surgiu em chamas.

RELEVO

O relevo montenegrino varia de altos picos montanhosos nas fronteiras com Albânia e Sérvia, passando por segmentos de Carste no Oeste da Península Balcânica, até uma estreita faixa plana no litoral. A parte plana transforma-se abruptamente nas montanhas presentes à beira da Baía de Kotor como o Monte Lovćen e o Monte Orjen.

HIDROGRAFIA

Montenegro é um país cujo índice pluviométrico é de 25,5% mensal, e devido ao seu território próximo do insignificante, só possui um rio, o Tara, cujo nome se deve ao hábito de homens e mulheres reunirem-se nas suas margens, mais especificamente na cidade de Pegopinto, e de lá escrevem cartas obscenas, em croata e enviam para endereços aleatórios na Bósnia.

Um dos destaques que observamos ao analisar o mapa de Montenegro é observar o Lago Skadarsko que fica metade na Albânia, chamado assim devido às enormes indústrias produtoras de cadarços que existem no lado albanês, esse peculiar lago acredita-se ser o maior charco de lodo do mundo.

O oeste do país é banhado pelo Mar Adriático, e uma das falhas mais curiosas é a Bocas de Cattaro, uma série de lagunas cheias de rochas repletas de lodo e cheias de algas-azuis. O nome catarro foi só uma piadinha irônica sobre o Qatar, que os eslovenos odeiam.

SUBDIVISÕES

Ver lista no final do arquivo!

Municípios

Localidades

Andrijevica

Andrijevica-Capital, Kuti e Trepacha.

Bar

Bar-Capital, Bukovik, Gornji Murici, Livari, Pecurice, Sutomore, Tudemili e Virpazar.

Berane

Berane

Bijelo Polje

Bijelo Polje

Budva

Bechici, Budva-Capital, Petrovac e Sveti Stefan.

Cetinje

Cetinje-Capital, Majstori e Rijeka Crnojevica.

Danilovgrad

Danilovgrad-Capital, Frutak, Grbe Livade, Lazarev Krst e Spuz.

Herceg-Novi

Baoshici, Bijela, Herceg Novi-Capital, Igalo e Zelenika.

Kolašin

Kolašin

Kotor

Donji Orahovac, Gornji Orahovac, Kotor, Perast e Risan.

Mojkovac

Podgorica

Nikšić

Žabljak

Plav

Gusinje, Murino, Plav-Capital e Vusanje.

Plužine

Borichje, Bukovac, Donja Brezna, Goransko, Lisina, Miljkovac, Mratinje, Plužine-capital e Trsa.

Pljevlja

Bijelo Polje

Podgorica

Bigor, Bioche, Bolesestra, Dinosha, Golubovci, Gornji Kokoti, Krusi, Lijeva Rijeka, Mahala, Podgorica-Capital, Tuzi e Ubli.

Rožaje

Bac, Besnik, Ibarac, Kalacha, Pauchina, Radetina, Rožaje-Capital e Vucha.

Šavnik

Šavnik

Tivat

Lepetani, Radovici e Tivat-Capital.

Ulcinj

Ambula, Mide, Sukobin, Sveti Đorđe e Ulcinj-Capital.

Žabljak

Žabljak


VEGETAÇÃO

Toda a vegetação antiga balcânica já foi desmatada e extinta, sobrando apenas uma paisagem árida e sem vida que frequentemente é disfarçada por enormes cartazes com desenhos de florestas e bosques para criar uma falsa impressão de que ainda existe natureza vegetal em Montenegro.

IDIOMAS

A língua oficial no Montenegro é a montenegrina. Além desta, o sérvio, bósnio, albanês e o croata são reconhecidos como idiomas em uso. Todas essas línguas, exceto o albanês, são mutuamente inteligíveis. Segundo o censo de 2011, a maioria dos cidadãos declarou ter o sérvio como língua materna. Apesar disto, a língua montenegrina é a língua materna da maioria da população com menos de 18 anos de idade. Em 2013, a Matica Crnogorska, um instituto de pesquisa do país, anunciou os resultados de pesquisa de opinião pública em relação às atitudes de identidade dos cidadãos do Montenegro, indicando que a maioria da população afirma ter o montenegrino como sua língua materna.

De acordo com o censo de 2011, as línguas mais faladas no país são: Sérvio (42,88%), Montenegrino (36,97%), Bósnio (5,33%) e o Albanês e Croata, com 5,27% e 2,03%, respectivamente. Além destas, outras línguas também são faladas, como o Romani, Russo e Macedónio, mas seus falantes não ultrapassam 1% da população.

CULINÁRIA

A culinária de Montenegro desenvolveu-se, em parte, graças à fertilidade do solo, principalmente na região sul. Os vegetais mais utilizados na cozinha montenegrina incluem abobrinha, acelga (“blitva”), batatas, berinjela, cebolas, cenouras, couve-de-folhas (“rastan” ou “rashtan”), espinafre, feijão, repolho e tomate. Graças à influência que recebeu ao longo dos séculos dos povos do Mediterrâneo, da Áustria-Hungria e outras, as preparações tradicionais incluem carne fumada ou moída, guisados, sopas, por exemplo em cevapcici, almôndegas, vegetais recheados (como os pimentos) e espetadas; uma especialidade é a “grelhada mista de carnes”. As saladas, feitas com vegetais frescos e em picles, são também populares e empregam cebola, chucrute, feijão, pepino, pimento e tomate.

O peixe é usado em sopas, grelhado e frito; também pode ser assado e servido com arroz, vegetais e ameixas (por exemplo, carpa e enguia). “Ukljeva” é uma espécie de peixe dos rios da Europa e Ásia ocidental (Cáucaso, Volga e noroeste da Turquia), abundante no lago Skadar e é frequentemente fumada, assim como a carpa. O “bakalar” (bacalhau) é tradicionalmente servido na ceia de Natal, normalmente numa salada. Uma sopa muito apreciada é feita com peixe seco, cebola e alho, e é servida fria. Outras sopas muito populares são caldos de carne com vegetais ou massas.

O pão e as saladas estão sempre presentes à mesa e a pastelaria é popular, com frutas e nozes usadas em strudels, panquecas (ou crepes) e pasteis.

Os montenegrinos comem geralmente três refeições diárias: um pequeno-almoço à base de pão com manteiga ou mel, ou burek; um almoço que começa normalmente por uma sopa, seguida por um prato de carne ou peixe; e um jantar leve, muitas vezes com almôndegas.

Pratos tradicionais do Montenegro: Česnica (pão especial preparado para o Natal), en:Đuveč (uma espécie de ratatouille com carne), en: Kacamak (uma espécie de polenta), en:Sarma (couve recheada), Kastradina (couve verde com borrego fumado), Koljivo, servido em rituais religiosos, Podvarak (carne assada com chucrute) e Priganice.

RELIGIÕES

Quanto à religião, em 2003, aquando dos censos realizados, 77,7% dos montenegrinos declararam-se cristãos, na sua maioria seguidores da Igreja Ortodoxa (74,2%), segue-se a comunidade muçulmana (17,7%) e os seguidores da Igreja Católica Romana (3,5%). Outras religiões são seguidas por 0,6% da população, 1% declaram-se ateus e a religião de 3% da população do Montenegro é desconhecida.

Resumindo, os maiores grupos religiosos do país são:

Igreja Ortodoxa - 460,383 (74.24%)

Islão - 110,034 (17.74%)

Igreja Católica Romana - 21,972 (3.54%)

POLÍTICA

O Parlamento de Montenegro (Skupština Crne Gore, ou Скупштина Црне Горе) é a sede do poder legislativo de Montenegro, o parlamento é no formato unicameral, os deputados são eleitos para mandatos de 4 anos, a quantidade de membros não é fixa, para se eleger, cada deputado precisa de, no mínimo, 6 mil votos.

Poder Legislativo é o poder do Estado ao qual, seguindo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. Por poder do Estado compreende-se um órgão ou um grupo de órgãos pertencentes ao próprio Estado, porém independentes dos outros poderes.

Nos Estados modernos o poder legislativo é formado por:

Eventuais órgãos análogos ao parlamento, de regiões e outras entidades territoriais às quais se reconhece autonomia legislativa.

Parlamentos dos estados/províncias federados(as), nas federações;

Um parlamento em nível nacional;

No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o estado. O poder legislativo, na maioria das repúblicas e Monarquias, é bicameral, isto é, o Parlamento (também nomeado Congresso, como no Brasil) é formado por uma Câmara (ex.: dos Deputados, dos Representantes, dos Comuns, etc) e um Senado.

O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual que são aplicadas à toda sociedade, com o objetivo de satisfazer os grupos de pressão, a administração pública, a sociedade e a própria causa.

Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou pela câmara legislativa nomeada por ele.

Entre as funções elementares do poder legislativo está a de fiscalizar o poder executivo, votar leis relativas aos orçamentos e, em situações específicas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da República ou os próprios membros da assembleia.

Parlamento é a assembleia composta por membros eleitos, denominado "parlamentares", para a representação política dos cidadãos dentro da estrutura governamental de um regime constitucional. Geralmente, detém as funções de legislar (criar normas jurídicas), representar a população governada e fiscalizar o poder executivo. Assim exerce o poder legislativo e pode ser formado por uma ou mais câmaras (casas, assembleias). A depender do lugar, recebe uma denominação própria: Assembleia (por exemplo, em Angola), Câmara (por exemplo, em Luxemburgo), Casa (por exemplo, em São Vicente e Granadinas), Congresso (por exemplo, no Brasil), Conselho (por exemplo, em Palestina), Corte (por exemplo, na Espanha), Dieta (por exemplo, no Japão), Duma (por exemplo, na Rússia), Estados Gerais (por exemplo, nos Países Baixos), Majlis (por exemplo, na Indonésia), entre outras.

Unicameralismo é a prática política em que a legislatura de um país é formada apenas por uma câmara (ou casa).

Na maioria dos casos, os parlamentos unicamerais ocorrem em países de composição étnica bastante homogênea e estrutura política unitária (centralizada). Países em ditaduras, por exemplo, geralmente são unicamerais.

As principais vantagens apontadas são a facilidade de criação e modificação de leis, pela maior simplicidade do processo legislativo, também evita o paradoxo entre as câmaras, alguns estudos apontam também que os custos são menores, mesmo quando a soma entre as Câmaras Baixa e Alta são as mesmas. As desvantagens são a dominação da maioria e a dificuldade de articulação do poder executivo com os legislativos.

TURISMO

Montenegro tem como uma de suas principais atividades econômicas atuais, o turismo. Pelas suas costas pitorescas, suas regiões montanhosas exuberantes e por sua excelente posição estratégica em plenos Bálcãs, Montenegro é um destino altamente procurado pelos turistas no Leste Europeu. Durante o regime em que o país estava sob domínio iugoslavo, principalmente nos anos oitenta, o turismo no país passou a ser investido e essa área cresceu rapidamente no setor financeiro. A belíssima e incrível cidade de Kotor, as bocas de Cattaro e a preservada cidade histórica de Budva são os destaques do país na região da costa norte. Na região da costa sul, vale a pena visitar a cidadezinha de Ulcinj, a magnífica cidade de Bar e o exuberante Lago Escútare. Na região central, seus pontos turísticos mais surpreendentes são: o Monastério de Ostrog, a cidade histórica de Cetinje e o monte Lovćen, uma formidável montanha. E, finalmente, na região norte, o parque nacional de Durmitor e a floresta exuberante de Biogradska Gora são seus destaques principais.

ECONOMIA

Apesar de não pertencer à União Europeia, o Montenegro resolveu adoptar o Euro como moeda após sua independência, em 2006. Durante o domínio jugoslavo, o país experimentou uma rápida urbanização e industrialização, apoiada na geração de energia hidroelétrica, na mineração (alumínio, carvão, etc), na indústria florestal e na indústria têxtil. A isto somou-se a industrialização de cigarros e ao turismo, em fins da década de 1980. Montenegro ainda não tem uma unidade monetária definida. A introdução do euro foi priorizada em 2002 e o Marco alemão foi a moeda de facto em todas as transações privadas e bancos.

Apesar de não pertencer à União Europeia, o Montenegro resolveu adotar o Euro como moeda após sua independência, em 2006. Durante o domínio iugoslavo o país experimentou uma rápida urbanização e industrialização, apoiada na geração de energia hidroelétrica, na mineração (alumínio, carvão), na indústria florestal e na indústria têxtil. A isto somou-se a industrialização de cigarros e ao turismo, em fins da década de 1980.

Montenegro ainda não tem uma unidade monetária definida. A introdução do euro foi priorizada em 2002, o Marco alemão foi a moeda de fato em todas as transações privadas e bancos.

ETINIAS

A composição étnica do Montenegro, segundo o censo de 2003, assim se distribui:

Albaneses: 31,163 (5.03%)

Bósnios: 48,184 (7.77%)

Ciganos: 2,601 (0.42%)

Croatas: 6,811 (1.10%)

Montenegrinos: 267,669 (43.16%)

Muçulmanos: 24,625 (3.97%)

Sérvios: 198,414 (31.99%)

O estatuto dos montenegrinos enquanto grupo étnico diferenciado dos sérvios é matéria de controvérsia entre os especialistas.

De acordo com a Constituição do Montenegro, a língua oficial é o sérvio, na forma ijekavian. Segundo o censo de 2003, mais de 60% da população afirmava usar o sérvio como língua materna, enquanto que apenas 21,53% declarou o montenegrino. Os dialetos usados são iguais, e muito semelhantes aos que os sérvios usam na Bósnia e Herzegovina.

INDÚSTRIA

A indústria, tanto a de produção de energia, como a indústria de mineração ou a indústria têxtil, têm sido o motor da economia de Montenegro por décadas.

PECUÁRIA

Aves, bovinos, ovinos e suínos.

COLONIZAÇÃO

Durante muito tempo, o Montenegro constituiu um principado autónomo face ao poder hegemónico que o Império Otomano exercia nos Balcãs. A sua independência foi formalmente reconhecida pelo Tratado de Berlim de 1878 (que também reconheceu a independência da Bulgária, da Roménia e da vizinha Sérvia).

Em 1910, o príncipe Nicolau proclamou-se rei. No entanto, o reino do Montenegro existiu durante apenas oito anos. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o Montenegro foi integrado no Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (não havendo no nome do estado qualquer referência aos montenegrinos, assim como os bósnios ou aos macedónios), o qual se tornou em 1929 o reino da Jugoslávia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os guerrilheiros de Tito procuraram refúgio nas suas montanhas, e quando em 1944 a região foi libertada, o Montenegro tornou-se uma das seis repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia. Com o fim desta entidade no início da década de 90, quatro das repúblicas sucederam e tornaram-se independentes; somente a Sérvia e o Montenegro lhe deram continuidade, formando a nova República Federal da Jugoslávia, governada por Slobodan Milošević, e com um grande predomínio da entidade sérvia dentro da federação.

Em 1992, no último referendo ocorrido para discutir a união com a Sérvia, cerca de 96% dos votos foram favoráveis a essa alternativa, ainda que apenas 66% da população tenha ido às urnas (as minorias muçulmana e católica, assim como alguns montenegrinos que não se reviam nessa união, boicotaram o referendo). De notar também que as condições de voto eram desiguais e injustas, tendo havido mesmo pessoas que votaram nas ruas. No entanto, desde então muitas coisas mudaram, e hoje a cena política montenegrina é significativamente diferente.

Desde 1996 que o governo de Milo Đukanović isolou de fato o Montenegro da Sérvia (então sob o governo de Slobodan Milošević) em vários aspectos. O Montenegro desenvolveu uma política económica independente da Sérvia, e trocou o dinar pelo marco alemão; atualmente, usa como moeda o euro, ainda que a república não esteja integrada nem na União Europeia nem na Eurolândia.

O governo montenegrino tem vindo desde então a desenvolver uma política predominantemente pró-independentista. No entanto, sucessivos referendos acerca dessa matéria foram adiados, pelo que muitos apoiantes da independência começaram a perder a esperança na sua causa.

Em 2002 a Sérvia e o Montenegro assinaram um novo acordo no tocante à cooperação dentro da federação. No ano seguinte, com o patrocínio da União Europeia, o país Jugoslávia desapareceu formalmente dos mapas e deu lugar a um nova entidade chamada Sérvia e Montenegro, com o projeto de o Montenegro realizar um referendo sobre a independência até 2006.

O governo de Đukanović; tem entretanto estado sob intensa pressão, devido a escândalos envolvendo, designadamente, o tráfico de mulheres moldavas. O Escândalo Moldavo, como foi chamado nos média montenegrina, envolveu mesmo altas figuras da República, como Zoran Piperovic.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

No dia 3 de Junho de 2006, Montenegro declarou sua independência à Sérvia, e no dia 5 de Junho, a Sérvia declarou independência, pondo fim ao ex-estado europeu da Sérvia e Montenegro.

O pequeno Estado balcânico do Montenegro tornou-se no dia 28 de Junho de 2006 o 192º país-membro da ONU (Organização das Nações Unidas), menos de um mês depois de ter proclamado sua independência.

A independência do Montenegro foi reconhecida pela China, Estados Unidos, Rússia, União Europeia e outros países.

EDUCAÇÃO

Para cada país, há diagramas que mostram como o sistema educativo nacional está organizado em cinco níveis de ensino: ensino na primeira infância, programas educativos de ensino primário e secundário, programas pós-secundários não superiores e os principais programas oferecidos a nível do ensino superior. A primeira secção do relatório descreve os principais modelos organizativos do ensino pré-primário e da escolaridade obrigatória. A segunda apresenta um guia sobre a leitura dos diagramas, enquanto a terceira apresenta os diagramas nacionais, incluindo os níveis de ensino correspondentes, conforme definidos pela Classificação Internacional Normalizada da Educação

FRONTEIRAS

Uma fronteira entre uma Albânia e Montenegro é uma linha que é destinada por 172km no sentido leste-oeste ao norte da Albânia, separando o país do território de Montenegro. Seu extremo leste é o litoral do Mar Adriático e no oeste é uma tríplice fronteira dos dois países com Sérvia (em Kosovo). A fronteira passa pelo Lago Escútare e nas proximidades do monte Jazerce, da Albânia.

Antes da dissolução da Iugoslávia em 1991, uma fronteira da então, Iugoslávia com uma Albânia do Iitoral do Mar Adriático até a fronteira dos dois países com a Grécia. A partir dessa época, uma Albânia fazia fronteira com uma nova Iugoslávia, depois Sérvia e Montenegro, cujo limite é uma fronteira com uma Macedônia.

A fronteira entre Bósnia e Herzegovina e Montenegro é uma linha sinuosa de 225km de extensão, no sentido nordeste-nordeste, ao norte de Montenegro, separando o país da Bósnia e Herzegovina. A fronteira separa como províncias Montenegrinas de Pljevlja, Plusine, Niksic, Kotor e Herceg Novi da República Sérvia da Bósnia e Herzegovina. Na fronteira fica o monte Maglić.

Seu extremo norte é uma tríplice fronteira dos dois países com Sérvia. Daí, uma fronteira para o sudoeste até a tríplice fronteira Bósnia e Herzegovina-Montenegro-Croácia (não Condado Raguso-Narentano, onde fica Dubrovnik), quase nenhum litoral do Mar Adriático.

Essa fronteira da Bósnia, hoje individualizada com Montenegro, dados da independência de Montenegro (2006) da Sérvia. Antes disso era parte de uma longa fronteira da Bósnia com Sérvia e Montenegro, antes da Iugoslávia. A fronteira não era internacional antes da dissolução da Iugoslávia, antes de 1991.

A fronteira entre Croácia e Montenegro, com extensão de apenas 25km, separa a Croácia de Montenegro. Tem seu extremo norte na fronteira tríplice dos dois países com a Bósnia e Herzegovina e vai até ao mar Adriático. Passa pelas Bocas de Cattaro (Kotor), se eleva até 1809 me atravessa o vale do Rio Sutorina.

Passagens

Uma rota principal para passar de um país a outro fim pelo vale de Sutorina, unindo como cidades turísticas Cavtat (Croácia) e Herceg Novi (Montenegro), sendo oixo do turismo dos dois países. Essa estrada passa por Kotor e por Dubrovnik (Croácia). O único outro caminho de passagem entre como nações e uma estrada litorânea que não existe nas Bocas de Cattaro.

Conflito

O território fronteiriço na península de Prevlaka que controla o acesso às Bocas de Cattaro foi ocupado pela Iugoslávia desde o início da guerra da Croácia (1991-1995), os euugoslavos se opunham à independência croata de 1991. Os presidentes da Croácia (Franjo Tudjman) e da Iugoslávia (Dobrica Ćosić) entraram em acordo para desmilitarizar uma área em 30 de setembro de 1992, numa reunião em Genebra.

Daí se originou a resolução 779 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que confiou essa missão à FORPRONU (Força de Proteção das Nações Unidas), mais tarde substituída pele Monup, Missão de Observação da ONU em Prevlaka. Em 2002, chegou-se a um acordo definitivo e a presença da ONU em 15 de dezembro do ano, passando uma península de Previdência ao controle definitivo da Croácia.

A fronteira entre Kosovo e Montenegro é uma linha de 79km de extensão que separa o trecho sul do leste de Montenegro do oeste-central de Kosovo. A partir da tríplice fronteira Kosovo-Albânia-Montenegro apresenta dois trechos de comprimentos aproximadamente iguais, um rumo ao norte e seguirá rumano nordeste até uma tríplice fronteira Kosovo-Montenegro-Sérvia.

Essa fronteira passou a ser considerada com o reconhecimento, pelo Tribunal Internacional de Justiça em Haia, a independência de Kosovo do domínio da Sérvia em julho de 2010.

A fronteira entre a Montenegro e Sérvia é uma linha sinuosa de 203km no sentido norte-sul, a leste do Montenegro, que separa o país do território da Sérvia. No norte faz tríplice fronteira com Bósnia e Herzegovina e no sul, já em Kosovo (ainda hoje Sérvia), fronteira tríplice com Albânia. Foi oficializada em 2006 com uma independência de Montenegro, que se separou da Sérvia.

Separa como províncias montenegrinas de Pljvelja, Bijelo-Polje, Berano, Rosaje da região Kosovo e Metohia da Sérvia. Há rodovias ligando nos países em:

Pljvelja (Montenegro)-Priboj (Sérvia)

Bijelo-Polje (Montenegro)-Prijapolje (Sérvia). Nesse trajeto há também ferrovia.

Ivangrad (Montenegro)-Kosovo, no sul da Sérvia

TRAJES TÍPICOS

Não foi encontrado.

MINERAÇÃO

Bauxita, carvão e minério de cobre.

ESPORTES

Andebol ou handebol (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemãoKarl Schelenz, em 1919—embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32m de largura por 2,44m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o andebol de sete.

Atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O romano Juvenal sintetizou na expressão “mens sana in corpore sano” a própria filosofia do esporte.

O basquetebol ou bola ao cesto é um jogo desportivo coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos. É disputado por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) que têm como objetivo passar a bola por dentro de um cesto e evitar que a bola entre no seu cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, passar a bola em direção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". É um dos esportes mais populares do mundo.

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismit, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Rapazes), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano.

James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

Em contrastes com as redes de basquete moderno, em cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesto" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com tabela.

Uma outra alteração foi feita logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, a sua equipe ganharia um ponto. A equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo. As cestas foram originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos arremessos. A tabela foi introduzida para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir rebotes. Esse desporto chama-se "basquetebol".

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850

Caraté ou karaté ou caratê ou caratê-dô (空手道, transl. karate-dō é uma arte marcial japonesa desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Oquinaua sob influência da arte da guerra chinesa (chuan fa), das lutas tradicionais japonesas (koryu) e das disciplinas guerreiras japonesas (budō).

A influência chinesa foi maior inicialmente durante o desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções, para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional. Depois, devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e, nesse período, o modelo tendeu a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais diretos e eliminando o que não seria útil ou que fosse apenas floreio.

O repertório técnico da arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes nos pontos vitais (atemi waza), como: pontapés, socos, joelhadas, bofetadas, etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios—nage waza, katame waza, uke waza—também são ensinados, com maior ou menor ênfase, dependendo de qual estilo ou escola se aprende a arte.

Grosso modo, afirma-se que a evolução desta arte marcial aconteceu orientada por renomados mestres, resultando no caratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado divide-se em: kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (enfrentamento propriamente dito, que pode ser mero simulacro ou dar-se de maneira esportiva ou competitiva ou mais próxima da realidade). Esse processo evolutivo também mostra que a modalidade surgida como se fosse uma única raiz acabou por se dividir em três partes e, por fim, tornou-se uma miríade de diversas variações sobre um mesmo tema.

O estágio da transição entre os séculos XX e XXI revela que a maioria das escolas de caratê tem dado ênfase à evolução do condicionamento físico, desenvolvendo velocidade, flexibilidade e capacidade aeróbica para participação de competições de esporte de combate, ficando relegada àquelas poucas escolas tradicionalistas a prática de exercícios mais rigorosos, que visam o desenvolvimento da resistência dos membros, e de provas de quebramento de tábuas de madeira, tijolo ou gelo. De um modo simples, há duas correntes maiores: uma, tendente a preservar os caracteres marcial e filosófico do caratê; e outra, que pretende firmar os aspectos esportivo e lúdico.

A partir do primeiro quartel do século XX, o processo de segmentação instalou-se de vez, aparecendo diversos sodalícios e silogeus, até alguns dentro dos outros, pretendendo difundir seu modo peculiar de entender e desenvolver o caratê, a despeito de compartilharem semelhanças técnicas e de origem. Tal circunstância, que foi combatida por mestres de renome, acabou por se consolidar e gerar como consequência a falta de padronização e entendimento entre entidades e praticantes. Daí, posto que aceito mundialmente como esporte, classificado como esporte olímpico e participando dos Jogos Pan-Americanos, não há um sistema unificado de valoração para as competições, ocasionando grande dificuldade para sua aceitação como esporte presente nos Jogos Olímpicos.

Em que pese a enorme fragmentação de estilos e os inúmeros tratamentos ou convívios sem cerimónia e com intimidade, procuram ainda seguir um modelo pedagógico mais ou menos comum. E neste ambiente, distingue-se o mero praticante daquele estudioso dedicado a arte marcial, o carateca, o qual busca desenvolver uma disciplina rigorosa, filosofia e ética, além de aprender simples movimentos e condicionamento físico. Nessa mesma linha, aquele carateca que alcança o grau de faixa ou cinturão preto(a) é chamado de sensei. E os sítios de aprendizado são chamados de dojôs, sendo estes, via de regra, filiados a alguma linhagem ou estilo.

O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Luta (em inglês: wrestling) é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.

Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.

O tênis de mesa ou ténis de mesa, ténis-de-mesa ou mesatenismo foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping-pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping-pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta, ou um dos árbitros assinala alguma coisa com o apito).

Entre as melhores equipes mundiais estão a Croácia, Espanha, Hungria, Itália, Montenegro, Rússia, Sérvia, entre outras. No lado feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos

LEMA

O país não tem Lema.

FORÇAS ARMADAS

As Forças Armadas de Montenegro ainda está agindo no processo de independência montenegrina desde meados de 2006.

Montenegro herdou uma forte força militar da anterior, combinada das Forças Armadas da Sérvia e Montenegro. Ele anunciou planos para reduzir o número de pessoas de cerca de 2.500. Esta força será composta exclusivamente por voluntários. A conscrição foi abolida em 30 de agosto de 2006 por decisão do presidente de Montenegro, Filip Vujanović.

É constituída pela Marinha, pela Força Aérea e pelas Forças Especiais.


2652