GEOGRAFIA PURA

Albânia

SIGNIFICADO DO NOME

O nome Albânia, do grego Albanía e do latim Albania, aparece pela primeira vez com Ptolomeu (c. 90 -Canopo c. 168) referindo-se ao país considerado. Já como região da Ásia Menor, à margem do Cáspio, aparece com Plínio (23-79), ademais do fato de que os gentílicos latinos albanenses, albaniaci, albanienses e albani signifiquem, em diferentes situações textuais dos clássicos latinos, os habitantes das duas Albânias acima referidas e ainda da região de Alba Longa, perto do Lácio, na Itália, e duma Albânia na Tarraconense. A Albânia de que se trata neste artigo parece ter o nome formado da raiz céltica alp, "altura", de que o vocábulo Alpes é cognato. Os albaneses a si mesmos se chamam skipetars, "moradores de terras altas".

CONTINENTE

Europa

BANDEIRA

SINIFICADO DA BANDEIRA

A bandeira nacional da Albânia é uma bandeira vermelha com uma águia bicéfala negra. Deriva do brasão, de desenho similar, de Gjergj Kastriot Skanderbeg, um líder albanês do século XV que esteve à frente da revolta contra o Império Otomano que resultou num breve período de independência da Albânia, entre 1443 e 1478.

Seu desenho foi inspirado na águia bizantina, símbolo comum em toda Europa oriental. Com o comunismo, sua interpretação foi alterada para enaltecer a segurança e união do país, com uma cabeça voltada para o norte e outra para o sul.

A bandeira atual foi oficialmente adoptada a 7 de abril de 1992, mas anteriores estados albaneses, como o Reino da Albânia e o estado comunista do pós-guerra usaram uma bandeira basicamente igual, com o primeiro a incluir o "Capacete de Skanderbeg" sobre a águia e o segundo uma estrela vermelha orlada a amarelo na mesma posição.

MAPA

BRASÃO

O emblema da Albânia é uma adaptação da bandeira da Albânia. O emblema acima da cabeça das duas-cabeças de águia é o capacete de Skanderbeg, encimada com cornos de cabra.

O emblema tem dimensões de 1:1.5. Por vezes é considerada a violar a regra do esmalte, porque, na heráldica inglesa e francesa, sable (preto) é considerado uma cor, enquanto que noutros países, muitas vezes, é considerada uma pele.

HINO

Hymni i Flamurit (em Albanês)

Hino à bandeira (em Português)

Rreth flamurit të përbashkuar,

Unidos em torno da bandeira,

Me një dëshirë dhe një qëllim,

Com um único desejo e intenção,

Të gjithë Atij duke iu betuar,

Deixem-nos dar a nossa palavra de honra

Të lidhim besën për shpëtim.

Combater pela nossa salvação

Prej lufte veç ay largohet,

Só quem nasceu traidor

Që është lindur tradhëtor,

Foge à luta.

Kush është burrë nuk friksohet,

O bravo não desanima,

Po vdes, po vdes si një dëshmor.

Mas cai, como mártir da nossa causa.

Në dorë armët do t'i mbajmë,

Manter-nos-elmos de armas na mão,

Të mbrojmë Atdheun në çdo vënd,

Protegendo a nossa Pátria.

Të drejtat tona ne s'i ndajmë,

Não deixaremos perder os nossos direitos,

Këtu armiqtë s'kanë vënd.

Não há aqui lugar para inimigos.

Se Zoti vet e tha me gojë,

Pois disse o Senhor,

Që kombe shuhen përmbi dhé,

Que as nações seriam varridas da Terra,

Po Shqipëria do të rrojë,

Mas a Albânia sobreviverá,

Për të, për të luftojmë ne.

Por sua causa, é por ela que lutamos.


SIGNIFICADO DO HINO

Hymni i Flamurit” é o hino nacional da Albânia. A letra foi escrita pelo poeta albanês Aleksander Stavre Drenova, tendo sido publicada originalmente como um poema na Liri e Shqipërisë (Liberdade da Albânia), um jornal albanês de Sófia, na Bulgária. A música do hino foi composta pelo compositor romeno, Ciprian Porumbescu.

CAPITAL

Tirana

MOEDA

Lek (ALL)

ARQUIPÉLAGOS

O país não possui Arquipélagos.

CLIMA

O clima da planície albanesa é tipicamente mediterrâneo, com invernos brandos (média de 5 até 10 C) e verões quentes (média 26° ou mais, com máximos de 40°) e secos. Nas montanhas o clima é severo, continental, com grandes amplitudes térmicas. No verão as temperaturas médias andam por volta dos 23°; mas no inverno descem à faixa entre 0°C e 2°C, com extremos que chegam até -25 C. Podem ocorrer então tempestades de neve e vento; não é raro também descer para a planície o bora, vento frio e ressecante. O relevo acidentado da Albânia e a área ciclonal do Adriático causam altas precipitações (média de 1 350mm anuais e máxima de 3 000mm), que são das mais elevadas da Europa.

CONDADOS

O país não possui Condados.

DUCADOS

O país não possui Ducados.

ILHAS

Sazan ou Sazanit (em italiano: Saseno, em grego: Σάσων, Sason) é uma pequena ilha estrategicamente localizada à entrada da baía de Vlorë, na Albânia, com área de 5km² e desabitada. Hoje é usada apenas para exercícios militares.

Sazan era conhecida na Antiguidade pelo nome de Saso, e foi referenciada por Políbio nos seus escritos. O Império Otomano capturou-a por volta de 1400, mas pertenceu à República de Veneza por volta de 1696. A partir daí seguiu o destino das Ilhas Jónicas, passando a fazer parte do protetorado da Inglaterra após as Guerras Napoleónicas, inserida nas possessões britânicas no mar Jónico. A ilha foi cedida à Grécia, juntamente com o resto das ilhas jónicas em 1864. Após a Segunda Guerra Balcânica (1913), Itália e Áustria pressionaram a Grécia para evacuar a ilha. Considerando-a de menor importância estratégica, a Grécia evacuou a ilha, que voltou a ser ocupada pela Itália em 30 de outubro de 1914. Sob o governo italiano converteu-se em base militar, sendo ratificada em 26 de abril de 1915 como parte do secreto Tratado de Londres.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Albânia cederia formalmente Sazan à Itália em 2 de setembro de 1920 como parte do protocolo albano-italiano. A ilha foi devolvida à Albânia em 10 de fevereiro de 1947, cumprindo os tratados que garantiam o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje constitui o território albanês mais ocidental.

Sazan alberga sete espécies de anfíbios, das quais três são raras. Conta ainda com 15 espécies de répteis, das quais 13 raras.

PRINCIPADOS

O país não possui Principados.

FAUNA

O albanês é uma raça de gado, originária da Albânia. Eles são geralmente utilizados como um animal de tiro e para a produção de leite.

O albanês (albanês: Kali shqiptar) é a única raça de cavalo indígena na Albânia. É um cavalo pequeno, e similar a outros cavalos balcânicos. Dois tipos são distinguidos, um tipo de montanha e um tipo de planície, que pode ser chamado de "Myzeqeja" após a região de Myzeqeja planície.

As seguintes tags foram usadas para destacar várias categorias. As espécies nativas que ocorrem normalmente não se enquadram em nenhuma destas categorias.

Acidental- uma espécie que raramente ou acidentalmente ocorre na Albânia

Introduzida- uma espécie introduzida na Albânia como consequência direta ou indireta das ações humanas

Loons

Ordem: Gaviiformes Família: Gaviidae

Mergulhões, conhecidos como mergulhadores na Europa, são um grupo de aves aquáticas encontradas em muitas partes da América do Norte e do norte da Europa. Eles são do tamanho de um pato grande ou ganso pequeno, que eles se assemelham um pouco ao nadar, mas para o qual eles são completamente independentes. Existem 5 espécies em todo o mundo e 3 espécies que ocorrem na Albânia: Mergulhão-do-mar, Gavia stellata, Arctic loon, Gavia arctica e Mergulhão comum, Gavia immer.

Grebes

Ordem: Podicipediformes Família: Podicipedidae

Grebes são pequenas a médio-grandes aves de mergulho de água doce. Eles têm lobed dedos e são excelentes nadadores e mergulhadores. No entanto, eles têm seus pés colocados muito para trás no corpo, tornando-os bastante ungainly em terra. Existem 20 espécies em todo o mundo e 5 espécies que ocorrem na Albânia: Grebe pequeno, Tachybaptus ruficollis, Grebe de pescoço vermelho, Podiceps grisegena, Grande grebe com crista, Podiceps cristatus, Grebe Horned, Podiceps auritus e Grebe orelhudo, Podiceps nigricollis.

Shearwaters e petrel

Ordem: Procellariiformes Família: Procellariidae

Os procelariídeos são o principal grupo de "petreles verdadeiros" de tamanho médio, caracterizados por narinas unidas com septo médio e uma longa primária externa funcional. Existem 3 espécies que foram registadas na Albânia: Shearwater de Scopoli, Calonectris diomedea, Shearwater de Yelkouan, Puffinus yelkouan e Shearwater Manx, Puffinus puffinus.

Petrels tempestade

Ordem: Procellariiformes Família: Hydrobatidae

Os petreles da tempestade são parentes dos petrels e são os seabirds os menores. Eles se alimentam de crustáceos planctônicos e pequenos peixes colhidos da superfície, geralmente enquanto pairando. O vôo está voando e às vezes bat-like. Existem 21 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Petrel de tempestade europeu, Hydrobates pelagicus

Boobies e gannets

Ordem: Suliformes Família: Sulidae

Os sulids compreendem os Gannets e os boobies. Ambos os grupos são de médio a grandes aves marinhas costeiras que mergulham-mergulho para peixes: Gannet do norte, Morus bassanus

Cormorants

Ordem: Suliformes Família: Phalacrocoracidae

Phalacrocoracidae é uma família de médio a grande costeira, peixe-comer aves marinhas que inclui cormorants e shags. A coloração da plumagem varia, com a maioria tendo plumagem principalmente escura, algumas espécies sendo preto e branco e alguns são coloridos: Cormorão pigmeus, Microcarbo pygmeus, Grande corvo-marinho, Phalacrocorax carbo e Peixeiro europeu, Phalacrocorax aristotelis.

Pelicanos

Ordem: Pelecaniformes Família: Pelecanidae

Pelicanos são grandes aves aquáticas com uma bolsa distintiva sob o seu bico. Como com outros membros da ordem Pelecaniformes, eles têm palmito pés com quatro dedos: Grande pelicano branco, Pelecanus onocrotalus e Pelicano de Dalmatian, Pelecanus crispus.

Bitterns, garças e garças

Ordem: Pelecaniformes Família: Ardeidae

A família Ardeidae contém os bernardos, garças e garças. Garças e garças são médias a grandes aves vadeando com pescoços longos e pernas. Bitterns tendem a ser mais curto necked e mais cuidadoso. Os membros de Ardeidae voam com seus pescoços retraídos, ao contrário de outros pássaros de pescoço comprido tais como cegonhas, ibis e spoonbills: Garça-real cinzenta, Ardea cinérea, Garça-real, Ardea purpúrea, Garça-real, Ardea alba, Garça- branca, Egretta garzetta, Garça- cidreira, Ardeola ralloides, Garça- branca, Bubulcus íbis, Garça-real negra, Nycticorax nycticorax e Grande borrego, Botaurus stellaris.

Ibises e spoonbills

Ordem: Pelecaniformes Família: Threskiornithidae

Threskiornithidae é uma família de grandes aves terrestres e vadeando que inclui o ibis e spoonbills. Têm asas longas, largas com 11 preliminares e aproximadamente 20 penas secundárias. São flyers fortes e apesar de seu tamanho e peso, soarers muito capazes: Ibis brilhante, Plegadis falcinellus e Spoonbill eurasiano, Platalea leucorodia.

Cegonhas

Ordem: Ciconiiformes Família: Ciconiidae

Cegonhas são grandes, de pernas longas, de pescoço longo, vadeando pássaros com contas longas e robustas. Cegonhas são mudo, mas bill-clattering é um importante modo de comunicação no ninho. Seus ninhos podem ser grandes e podem ser reutilizados por muitos anos. Muitas espécies são migratórias: Cegonha negra, Ciconia nigra e Cegonha branca, Ciconia ciconia.

Flamingos

Ordem: Phoenicopteriformes Família: Phoenicopteridae

Os flamingos são pássaros wading gregários, geralmente 3 a 5 pés (0.9 a 1.5 m) de altura, encontrados nos hemisférios ocidentais e orientais. Flamingos filtrar-alimentar em mariscos e algas. Seus bicos de forma estranha são especialmente adaptados para separar a lama e o lodo dos alimentos que consomem e, unicamente, são usados de cabeça para baixo. Existem 6 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Maior flamingo, Phoenicopterus roseus

Patos, gansos e cisnes

Ordem: Anseriformes Família: Anatidae

Anatidae inclui os patos e a maior parte de pato-como aves aquáticas, como gansos e cisnes. Estes pássaros são adaptados a uma existência aquática com pés palmados, notas achatadas e penas que são excelentes em derramamento de água devido a um revestimento oleoso: Abafador comum, Tadorna tadorna, Anas penelope, Caçadeira, Anas clypeata, Cerceta euro-asiática, Anas crecca, Cerceta marmoreada, Marmaronetta angustirostris, Cisne da tundra, Cygnus columbianus, Cisne mudo, Cygnus olor, Cisne-comum, Cygnus cygnus, Eider-comum, Somateria molíssima, Escama negra, Melanitta nigra, Escoteira de asas brancas, Melanitta fusca, Gadwall, Anas strepera, Ganso cinzento, anser anser, Ganso de feijão, Anser fabalis, Ganso de grande porte, Anser albifrons, Ganso de face branca, Anser erythropus, Ganso de galo-vermelho, Branta ruficollis, Ganso Rosa-footed, brachyrhynchus do Anser, Garganey, Anas querquedula, Goldeneye comum, Bucephala clangula, Maior scaup, Aythya marila, Merganser de peito vermelho, Mergus serrator, Mergulhador comum, Mergus merganser, Pardal de crista vermelha, Netta rufina, Pato adornado, Aythya fuligula, Pato de cabeça branca, Oxyura leucocephala, Pato de cauda longa, Clangula hyemalis, Pato selvagem, Anas platyrhynchos, Pintai do norte, Anas acuta, Pochard comum, Aythya ferina, Pochard ferruginoso, Aythya nyroca, Rudduczinha, Tadorna ferrugínea e Smew, Mergellus albellus.

Osprey

Ordem: Accipitriformes Família: Pandionidae

A família Pandionidae contém apenas uma espécie, o águia-pesqueira. O osprey é um raptor médio-grande que seja um peixe-comedor especializado com uma distribuição worldwide: Osprey, Pandion haliaetus.

Falcões, papagaios e águias

Ordem: Accipitriformes Família: Accipitridae

Accipitridae é uma família de aves de rapina, que inclui falcões, águias, pipas, harriers e vultures do Velho Mundo. Estas aves têm bicos enganchados poderosos para rasgar a carne de suas presas, pernas fortes, garras poderosas e visão afiada: A águia de Bonelli, Aquila fasciata, Abutre Cinereous, Aegypius monachus, Abutre egípcio, Neophron percnopterus, Águia de cauda branca, Haliaeetus albicilla, Águia imperial, Aquila helíaca, Águia carregada, Hieraaetus pennatus, Águia-de-cobra-curta, Circaetus gallicus, Azorão do norte, Accipiter gentilis, Buzzard comum, Buteo buteo, Buzzard europeu do mel, Pernis apivorus, Buzzardas longas, Buteo rufinus, Dourado, águia, Aquila, chrysaetos, Falcão de perna áspera, Buteo lagopus, Gavião-comum, Accipiter nisus, Griffon euro-asiático, Gyps fulvus, Harrier de Montagu, circo pygargus, Harrier de pântano ocidental, Circus aeruginosus, Harrier do norte, circo cyaneus, Harrier pálido, Circus macrourus, Lammergeier, Gypaetus barbatus, Levant sparrowhawk, Accipiter brevipes, Maior, manchado, águia, clanga, clanga, Menor, manchado, águia, Clanga, pomarina, Milho vermelho, Milvus milvus e Papagaio preto, Milvus migrans

Caracaras e falcões

Ordem: Falconiformes Família: Falconidae

Falconidae é uma família de aves diurnas de rapina. Eles diferem de falcões, águias e pipas em que eles matam com seus bicos em vez de suas garras. Existem 62 espécies em todo o mundo e 9 espécies que ocorrem na Albânia: Falcão de Eleonora, Falco eleonorae, Falcão Lanner, Falco biarmicus, Falcão peregrino, Falco peregrinus, Falcão Saker, Falco cherrug, Falcão Vermelho-falcão, Falco vespertinus, Merlin, Falco columbarius, Passatempo euro-asiático, Falco subbuteo, Peneireiro, Falco naumanni e Peneireiro-da-Europa, Falco tinnunculus.

Grouse

Ordem: Galliformes Família: Tetraonidae

Galo silvestre são aves de caça, semelhantes a codornizes e perdizes. Existem 18 espécies em todo o mundo e 3 espécies que ocorrem na Albânia: Galinha-d'água, Bonasa bonasia, Grouse preto, Tetrao tetrix e Urogallo ocidental, Tetrao urogallus

Pheasants e perdizes

Ordem: Galliformes Família: Phasianidae

Os Phasianidae são uma família de pássaros terrestres que consiste em codornizes, perdizes, snowcocks, francolins, spurfowls, tragopans, monals, faisões, peafowls e galinhas da selva. Em geral, eles são gordos (embora eles variam em tamanho) e têm asas largas, relativamente curto. Existem 156 espécies em todo o mundo e 4 espécies que ocorrem na Albânia: Codorniz comum, Coturnix coturnix, Faisão de anca, Phasianus colchicus, Perdiz cinza Perdix perdix e Perdiz de rocha, Alectoris graeca.

Guindastes

Ordem: Gruiformes Família: Gruidae

Os guindastes são pássaros grandes, de pernas longas e de pescoço longo. Ao contrário das garças de aparência semelhante, mas não relacionadas, os guindastes voam com os pescoços estendidos, não puxados para trás. A maioria tem elaborado e ruidoso cortejo exibe ou "danças". Existem 15 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Comum, guindaste, grus, grus

Rails, crakes, gallinules e coots

Ordem: Gruiformes Família: Rallidae

Rallidae é uma família grande de pássaros pequenos a médios que inclui os trilhos, crakes, fole e gallinules. Tipicamente habitam a vegetação densa em ambientes úmidos perto dos lagos, dos pântanos ou dos rios. Em geral, são pássaros tímidos e secretos, tornando-os difíceis de observar. A maioria das espécies tem pernas fortes e dedos longos que são bem adaptados a superfícies irregulares suaves. Tendem a ter asas curtas, arredondadas e a ser flyers fracos: Crack de milho, crex crex, Crake manchado, Porzana porzana, Galeirão euro-asiático, Fulica atra, Galinha-d'água comum, Gallinula chloropus, O crake de Baillon, Porzana pusilla, Pequena crake, Porzana parva e Trilho de água, Rallus aquaticus.

Bustards

Ordem: Otidiformes Família: Otididae

Os Bustards são grandes pássaros terrestres associados principalmente com o país seco aberto e estepes no Velho Mundo. Eles são onívoros e aninham-se no chão. Eles caminham firmemente sobre as pernas fortes e os dedos dos pés grandes, pecking para alimentar como eles vão. Eles têm largas asas largas com "fingered" wingtips e padrões marcantes em vôo. Muitos têm interessantes exibições de acasalamento Otis tarda: Abutarda pequena, Tetrax tetrax

Oystercatchers

Ordem: Charadriiformes Família: Haematopodidae

Os oystercatchers são pássaros grandes e ruidosos da tarambola- como, com as contas fortes usadas para esmagamento ou prizing moluscos abertos. Existem 11 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Lagosta, Haematopus ostralegus.

Avocets e palafitas

Ordem: Charadriiformes Família: Recurvirostridae

Recurvirostridae é uma família de grandes aves vadear, que inclui os avocets e palafitas. Os avocets têm pernas longas e longas curvas curvas. Os palafitas têm pernas extremamente longas e contas longas, finas e retas. Existem 9 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia: Pied avareta, Recurvirostra avosetta e Stilt de asa negra, Himantopus himantopus.

Grosso-joelhos

Ordem: Charadriiformes Família: Burhinidae

Os grossos-joelhos são um grupo de waders principalmente tropicais na família Burhinidae. Eles são encontrados em todo o mundo dentro da zona tropical, com algumas espécies também de reprodução na Europa temperada e Austrália. São waders médios a grandes com contas fortes pretas ou amarelo-pretas, olhos amarelos grandes e plumagem críptica. Apesar de serem classificados como waders, a maioria das espécies tem uma preferência por habitats áridos ou semi-áridos. Existem 9 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Eurasian thick-knee, Burhinus oedicnemus

Pratincoles e coursers

Ordem: Charadriiformes Família: Glareolidae

Glareolidae é uma família de pássaros vadeando compreendendo os pratincoles, que têm as pernas curtas, as asas longas pontudas e as caudas longas bifurcadas, e os coursers, que têm as pernas longas, as asas curtas e as contas longas, pointed que curvam para baixo. Existem 17 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Pratincole colar, Glareola pratincola

Plovers e lapwings

Ordem: Charadriiformes Família: Charadriidae

A família Charadriidae inclui os plovers, dotterels e lapwings. São pássaros de tamanho pequeno a médio com corpos compactos, pescoços curtos e grossos e asas longas, geralmente pontiagudas. Eles são encontrados em países abertos em todo o mundo, principalmente em habitats perto da água. Existem 66 espécies em todo o mundo e 8 espécies que ocorrem na Albânia: Dotterel euro-asiático, Charadrius morinellus, Pequena tarambola anilhada, Charadrius dubius, Pluvial dourado, Pluvialis apricaria, Rancho do Norte, Vanellus vanellus, Tarambola, Charadrius hiaticula, Tarambola, Pluvialis squatarola, Tarambola dourada do Pacífico, Pluvialis fulva e Tarambola nevado, Charadrius alexandrinus.

Borrelhos e aliados

Ordem: Charadriiformes Família: Scolopacidae

Scolopacidae é uma grande diversificada família de pequenos e médios shorebirds incluindo o sandpipers, curlews, godwits, shanks, tattlers, woodcocks, snipes, dowitchers e phalaropes. A maioria destas espécies comem invertebrados pequenos escolhidos fora da lama ou do solo. A variação no comprimento das pernas e das contas permite que várias espécies se alimentem no mesmo habitat, particularmente na costa, sem competição direta por comida. Existem 89 espécies em todo o mundo e 27 espécies que ocorrem na Albânia: Borrelho comum, Actitis hypoleucos, Borrelho de bico largo, Limicola falcinellus, Borrelho semipalmado, Calidris pusilla (A), Borrelho verde, Tringa ochropus, Borrelho, Tringa stagnatilis, Borrelho-do-mendigo, Calidris ferrugínea, Brânquias, Numenius phaeopus, Búfalo-comum, Scolopax rusticola, Comum greenshank, Tringa nebularia, Curlew, Numenius arquata, Dunlin, Calidris alpina, Gavião comum, Gallinago gallinago, Grande narceja, mídia Gallinago, Jack snipe, Lymnocryptes minimus, Limosa lapponica, Limosa limosa, Nó vermelho, Calidris canutus, Perna-vermelha manchada, Tringa erythropus, Pouco período, Calidris minuta, Rabo-de-bico, Numenius tenuirostris, Redshank comum, Tringa totanus, Ruff, Philomachus pugnax, Sanderling, Calidris alba, Sandpiper de madeira, Tringa glareola, Temporada de Temminck, Calidris temminckii, Terek sandpiper, Xenus cinereus e Turnstone Ruddy, Arenaria interpres.

Skuas e jaegers

Ordem: Charadriiformes Família: Stercorariidae

A família Stercorariidae é, em geral, de médio a grande aves, geralmente com plumagem cinza ou marrom, muitas vezes com marcas brancas nas asas. Eles aninham no solo em regiões temperadas e árticas e são migrantes de longa distância. Existem 7 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia: Parasitárias jaeger, Stercorarius parasiticus.

Gaivotas

Ordem: Charadriiformes Família: Laridae

Laridae é uma família de médio a grandes aves marinhas, as gaivotas e kittiwakes. Eles são geralmente cinza ou branco, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Eles têm contas sólidas, longish e pés webbed: Gaivota comum, Larus canus, Grande gaivota de dorso preto, Larus marinus, Gaivota arenque, Larus argentatus, Gaivota de dorso negro, Larus fuscus, Gaivota do Cáspio, Larus cachinnans, Gaivota de patas amarelas, Larus michahellis, Gaivota de cabeça negra, Chroicocephalus ridibundus, Gaivota-de-bico-cinzento, Chroicocephalus genei, Gaivota do Mediterrâneo, Ichthyaetus melanocephalus, Gaivota de Audouin, Ichthyaetus audouinii, Pouca gaivota, Hydrocoloeus minutus e Kittiwake de pernas-pretas, tridactyla de Rissa

Terns

Ordem: Charadriiformes Família: Sternidae

As andorinhas-do-mar são um grupo de geralmente a ave marinha média a grande tipicamente com plumagem cinzenta ou branca, frequentemente com marcações pretas na cabeça. A maioria dos golfinhos caçam peixes ao mergulhar, mas alguns picam insetos da superfície da água doce. As andorinhas-do-mar são geralmente aves de longa duração, com várias espécies conhecidas por viverem mais de 30 anos: Andorinha-do-mar Cáspio, Hydroprogne cáspia, Andorinha-do-mar, Chlidonias leucopterus, Andorinha-do-mar, Gelochelidon nilótica, Andorinha-do-mar, Thalasseus sandvicensis, Andorinha-do-mar comum, Sterna hirundo, Andorinha-do-mar, Chlidonias hybrida, Galeirão preto, Chlidonias niger e Pequena andorinha-do-mar, Sternula albifrons

Pombos e pombas

Ordem: Columbiformes Família: Columbidae

Os pombos e as pombas são pássaros stout-bodied com os pescoços curtos e as contas curtas e magras com uma cereja carnuda. Existem 308 espécies em todo o mundo e 5 espécies que ocorrem na Albânia.

Banco, pomba, Columba, oenas, Pomba de tartaruga européia, Streptopelia turtur, Pomba-de-colônia euro-asiática, Streptopelia decaocto, Pombo de madeira comum, Columba palumbus e Pombo-roxo, Columba livia.

Cuckoos e anis

Ordem: Cuculiformes Família: Cuculidae

A família Cuculidae inclui cucos, roadrunners e anis. Estas aves são de tamanho variável, com corpos esguios, caudas longas e pernas fortes. Existem 138 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia. Cuco comum, Cuculus canorus e Grande cuco manchado, Clamator glandarius.

Barn owls

Ordem: Strigiformes Família: Tytonidae

As corujas-celeiro são corujas médias a grandes, com grandes cabeças e rostos característicos em forma de coração. Eles têm longas pernas fortes com garras poderosas. Existem 16 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Coruja-celeiro, Tyto alba

Corujas típicas

Ordem: Strigiformes Família: Strigidae

As corujas típicas são pequenas a grandes pássaros noturnos solitários de rapina. Eles têm grandes olhos voltados para a frente e orelhas, um bico falcão-como e um círculo conspícuo de penas ao redor de cada olho chamado um disco facial. Existem 195 espécies em todo o mundo e 9 espécies que ocorrem na Albânia: Coruja boreal, Aegolius funereus, Coruja de orelhas compridas, Asio otus, Coruja nevado, Bubo scandiacus, Coruja, Strix, aluco, Coruja-do-mar, Asio flammeus, Eurasian, águia, coruja, bubão, bubão, Europeu, scops, coruja, Otus, scops, Pequena coruja, Athene noctua e Ural, coruja, Strix, uralensis.

Nightjars

Ordem: Caprimulgiformes Família: Caprimulgidae

Nightjars são pássaros noturnos de tamanho médio que geralmente aninham no chão. Eles têm asas longas, pernas curtas e contas muito curtas. A maioria tem pés pequenos, de pouca utilidade para andar, e asas longas e pontiagudas. Sua plumagem macia é camuflada para se assemelhar a casca ou folhas. Existem 86 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Nightjar euro-asiático, Caprimulgus europaeus

Swifts

Ordem: Apodiformes Família: Apodidae

Swifts são pássaros pequenos que gastam a maioria de suas vidas que voam. Estas aves têm pernas muito curtas e nunca se estabelecem voluntariamente no solo, empoleirando-se apenas em superfícies verticais. Muitos swifts têm longas varridas para trás asas que se assemelham a um crescente ou boomerang. Existem 98 espécies em todo o mundo e 3 espécies que ocorrem na Albânia.

Alpine rápido, Tachymarptis melba, Rápido comum, Apus apus e Pálido veloz, Apus pallidus

Kingfishers

Ordem: Coraciiformes Família: Alcedinidae

Kingfishers são pássaros de tamanho médio com cabeças grandes, contas longas, pontudas, pernas curtas e caudas stubby. Existem 93 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Comum, martim-pescador, Alcedo, atthis

Bee-comedores

Ordem: Coraciiformes Família: Meropidae

Os abelha-comedores são um grupo de pássaros próximos do passerine na família Meropidae. A maioria das espécies é encontrada na África, mas outras ocorrem no sul da Europa, Madagascar, Austrália e Nova Guiné. Caracterizam-se por plumagem ricamente colorida, corpos delgados e geralmente penas de cauda central alongadas. Todos são coloridos e têm longas contas para baixo e asas pontiagudas, que lhes dão uma aparência de andorinha quando visto de longe. Existem 26 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Abelha-comedor europeu, Merops apiaster

Rolos típicos

Ordem: Coraciiformes Família: Coraciidae

Rolos se assemelham a corvos em tamanho e construir, mas estão mais estreitamente relacionados com os martins-pescadores e abelha-comedores. Eles compartilham a aparência colorida desses grupos com predominância de azuis e marrons. Os dois dedos frontais internos estão conectados, mas o dedo externo não é. Existem 12 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Rolamento europeu, Coracias garrulus

Hoopoes

Ordem: Coraciiformes Família: Upupidae

Os Hoopoes têm a coloração preta, branca e orangey-cor-de-rosa com uma crista erectile grande em sua cabeça. Existem 2 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Hoopoe, Upupa epops

Woodpeckers e aliados

Ordem: Piciformes Família: Picidae

Os pica-pau são pássaros de tamanho pequeno a médio, com bicos de formão, pernas curtas, caudas duras e línguas longas usadas para capturar insetos. Algumas espécies têm pés com dois dedos apontando para a frente e dois para trás, enquanto várias espécies têm apenas três dedos. Muitos woodpeckers têm o hábito de tocar ruidosamente em troncos de árvore com seus bicos. Grande pica-pau manchado, Dendrocopos major, Pica-pau-cinzento, Picus canus, Pica-pau verde europeu, Picus viridis, Pica-pau malhado, Dryobates minor, Pica-pau manchado médio, Dendrocoptes medius, Pica-pau preto, Dryocopus martius, Pica-pau-cinzento, Dendrocopos syriacus, Pica-pau-cinzento, Picoides tridactylus, Pica-pau-suportado, Dendrocopos leucotos e Wryneck euro-asiático, Jynx torquilla.

Larks

Ordem: Passeriformes Família: Alaudidae

Larks são pequenos pássaros terrestres com freqüentemente músicas extravagantes e exibem vôos. A maioria das cotovias são bastante maçante na aparência. Seu alimento é insetos e sementes. Existem 91 espécies em todo o mundo e 6 espécies que ocorrem na Albânia. Alasca, Alauda arvensis, Alondra com crista, Galerida cristata, Calandra lark, Melanocorypha calandra, Cotovia, Eremophila alpestris, Cotovia, Lullula arbórea e Maior cotovia, Calandrella brachydactyla.

Andorinhas e martins

Ordem: Passeriformes Família: Hirundinidae

A família Hirundinidae é adaptada à alimentação aérea. Eles têm um corpo delgado aerodinâmico, longas asas pontiagudas e uma conta curta com um gape largo. Os pés são adaptados para empoleirar-se ao invés de andar, e os dedos frontais são parcialmente unidos na base. Existem 75 espécies em todo o mundo e 5 espécies que ocorrem na Albânia. Andorinha, Hirundo, rustica, Andorinha-de-bico-vermelho, Cecropis daurica, Casa comum martin, Delichon urbicum, Eurasian crag martin, Ptyonoprogne rupestres e Sand martin, Riparia riparia.

Wagtails e pipits

Ordem: Passeriformes Família: Motacillidae

Motacillidae é uma família de passarinhos pequenos com caudas médias a longas. Eles incluem os wagtails, longclaws e pipits. São insectivores esbeltos, ground feeding do país aberto. Existem 54 espécies em todo o mundo e 10 espécies que ocorrem na Albânia. Água pipit, Anthus spinoletta, Árvore pipit, Anthus trivialis, Citrino, Motacilla citreola, O pipito de Richard, Anthus richardi, Pipit de prado, Anthus pratensis, Pipito de garganta-vermelha, Anthus cervinus, Pipito Tawny, Anthus campestres, Wagtail amarelo, Motacilla flava, Wagtail branco, Motacilla alba e Wagtail cinzento, Motacilla cinérea.

Kinglets

Ordem: Passeriformes Família: Regulidae

Os kinglets, também chamados de cristas, são um pequeno grupo de aves freqüentemente incluídas no Warblers do Velho Mundo, mas freqüentemente dado status familiar, porque eles também se assemelham aos titmice. Existem 7 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia. Goldcrest, regulus regulus e Rebitador comum, Regulus ignicapillus.

Waxwings

Ordem: Passeriformes Família: Bombycillidae

Os waxwings são um grupo de pássaros do passerine com plumage macio de seda e pontas vermelhas originais a algumas das penas da asa. No Bohemian e waxwings de cedro, essas dicas olham como cera de vedação e dar o nome do grupo. Estas são aves arbóreas de florestas do norte. Eles vivem de insetos no verão e bagas no inverno. Existem 3 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Bohemian waxwing, Bombycilla garrulus.

Dippers

Ordem: Passeriformes Família: Cinclidae

Os Dippers são um grupo de aves empoleiradas cujo habitat inclui ambientes aquáticos nas Américas, Europa e Ásia. Eles são nomeados para os seus movimentos bobbing ou imersão. Existem 5 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia. Dipper de garganta branca, Cinclus cinclus

Wrens

Ordem: Passeriformes Família: Troglodytidae

As carriças são principalmente pequenas e discretas, exceto por suas músicas altas. Estes pássaros têm asas curtas e as contas finas para baixo-giradas. Muitas espécies muitas vezes mantêm suas caudas eretas. Todos são insectivorous. Carriça euro-asiática, Troglodytes troglodytes

Accentors

Ordem: Passeriformes Família: Prunellidae

Os acentores estão na única família de pássaros, Prunellidae, que é completamente endêmica ao Palearctic. São espécies pequenas, bastante monótonas, superficialmente semelhantes aos pardais. Existem 13 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia. Acento alpino, Prunella collaris e Dunnock, Prunella modularis.

Thrushes e aliados

Ordem: Passeriformes Família: Turdidae

Os tordos são um grupo de aves passerine que ocorrem principalmente no Velho Mundo. São plumped, insetos plumaged macios, pequenos ou médios ou às vezes omnivores, alimentando frequentemente na terra. Muitos têm canções atraentes. Anel ouzel, Turdus torquatus, Melro eurasiano, Turdus merula, Tordo-comum, Turdus pilaris, Redwing, Turdus iliacus, Tordo de música, Turdus philomelos e Mistle aftas, Turdus viscivorus.

Cisticolas e aliados

Ordem: Passeriformes Família: Cisticolidae

Os Cisticolidae são warblers encontrados principalmente em regiões mais quentes do sul do Velho Mundo. São pássaros geralmente muito pequenos da aparência marrom ou cinzenta monótona encontrada no país aberto tal como pastagem ou esfrega. Cisticola cimentada, Cisticola juncidis

Cetid warblers

Ordem: Passeriformes Família: Cettiidae

Toutinegra Cetti, Cettia cetti

Currucas Locustellid

Ordem: Passeriformes Família: Locustellidae

A toutinegra de Savi, Locustella luscinioides, Comum, gafanhoto, toutinegra, Locustella, naevia e Toutinegra de rio, Locustella fluviatilis.

Warblers Acrocephalid

Ordem: Passeriformes Família: Acrocephalidae

Cefalópode Mustached, Acrocephalus melanopogon, Grande toutinegra, Acrocephalus arundinaceus, Icterine, toutinegra, Hippolais, icterina, Marsh warbler, Acrocephalus palustres, Toutinegra de eucalipto, Acrocephalus scirpaceus, Toutinegra de oliveira, Hippolais olivetorum, Toutinegra dos juncos, Acrocephalus schoenobaenus, Toutinegra melodiosa, Hippolais polyglotta, Toutinegra olivácea oriental, Iduna pallida e Toutinegra aquática, Acrocephalus paludicola.

Warblers de Phylloscopid

Ordem: Passeriformes Família: Phylloscopidae

Chiqueira comum, Phylloscopus collybita, Toutinegra de salgueiro, Phylloscopus trochilus, Toutinegra de Bonelli, Phylloscopus orientalis, Toutinegra de Bonelli ocidental, Phylloscopus bonelli e Toutinegra de madeira, Phylloscopus sibilatrix.

Toutinegras do Velho Mundo

Ordem: Passeriformes Família: Sylviidae

A família Sylviidae é um grupo de pequenas aves insectívoras passeriformes. Eles ocorrem principalmente como espécies de reprodução, como o nome comum implica, na Europa, Ásia e, em menor grau, África. A maioria é de aparência geralmente indistinguished, mas muitos têm canções distintivas.

Capuz negro, Sylvia atricapilla, Curruca de Orphean ocidental, Sylvia hortensis, Maior espinho branco, Sylvia communis, Pequena raiva, Sylvia curruca, Toutinegra de jardim, Sylvia borin, Toutinegra de Rüppell, Sylvia ruppeli, Toutinegra de Dartford, Sylvia undata, Toutinegra de Orphean oriental, Sylvia crassirostris, Toutinegra Sardenha, Sylvia melanocephala, Toutinegra subalpina, Sylvia cantillans, Toutinegra, Sylvia conspicillata e Toutinegra barrada, Sylvia nisoria.

Velho Mundo flycatchers

Ordem: Passeriformes Família: Muscicapidae

Os flycatchers do Velho Mundo são um grande grupo de pequenos pássaros passeriformes nativos do Velho Mundo São principalmente insectívoros arbóreos pequenos. A aparência destas aves é altamente variada, mas eles têm principalmente músicas fracas e chamadas duras.

Aftas, Monticola saxatilis, Amendoim do Norte, Oenanthe oenanthe, Bluethroat, Luscinia svecica, Flycatcher com colarinho, Ficedula albicollis, Flycatcher manchado, Muscicapa striata, Flycatcher semicollared, Ficedula semitorquata, Grifo azul, Monticola solitarius, Moscas-da-índia européia, Ficedula hypoleuca, Moscas-vermelhas, Ficedula parva, Redstart comum, Phoenicurus phoenicurus, Redstart preto, Phoenicurus ochruros, Robin europeu, Erithacus rubecula, Rouxinol comum, Luscinia megarhynchos, Rufous-tailed scrub robin, Cercotrichas galactotes, Stonechat europeu, Saxicola rubicola, Wheatear de orelhas-pretas, enanthe hispânica e Whinchat, Saxicola rubetra.

Beeded reedling

Ordem: Passeriformes Família: Panuridae

Reedling farpado, Panurus biarmicus

Mamas de cauda longa

Ordem: Passeriformes Família: Aegithalidae

Os mamas de cauda longa são um grupo de passarinhos pequenos com caudas médias a longas. Eles fazem ninhos de saco tecidos em árvores. A maioria come uma dieta mista que inclui insetos. Existem 9 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia.

Peito de cauda longa, Aegithalos caudatus

Chickadees e titmice

Ordem: Passeriformes Família: Paridae

Os Paridae são principalmente pequenas espécies de floresta acentuada com contas curtas curtas. Alguns têm cristas. Eles são aves adaptáveis, com uma dieta mista, incluindo sementes e insetos. Existem 59 espécies em todo o mundo e 7 espécies que ocorrem na Albânia.

Carvão tit, Periparus ater, Grande melharuco, Parus major, Marsh tit, Poecile palustres, elharuco azul-azulado, Cyanistes caeruleus, Melharuco com crista, cristatus de Lophophanes, Peito de salgueiro, Poecile montana e Peito sombreado, Poecile lugubris

Nuthatches

Ordem: Passeriformes Família: Sittidae

Nuthatches são pequenos pássaros da floresta. Eles têm a capacidade incomum de subir as árvores cabeça primeiro, ao contrário de outras aves que só pode ir para cima. Os nuthatches têm as cabeças grandes, as caudas curtas e as contas e os pés poderosos. Existem 24 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia.

Pica-pau-cinzento, Sitta europaea e Rock trepadeira, Sitta neumayer.

Wallcreeper

Ordem: Passeriformes Família: Tichodromidae

O wallcreeper é um pássaro pequeno relacionado à família do nuthatch, que tem a plumagem carmesim, cinzenta e preta stunning.

Wallcreeper, Tichodroma muraria

Treecreepers

Ordem: Passeriformes Família: Certhiidae

Treecreepers são pequenos pássaros da floresta, marrom acima e branco abaixo. Eles têm finas curvas para baixo-curvadas, que eles usam para extrair insetos de casca. Eles têm penas de cauda dura, como pica-paus, que eles usam para se sustentar em árvores verticais. Existem 6 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia.

Treurisador euro-asiático, Certhia familiaris e Treecreeper curto-toed, Certhia brachydactyla.

Peitos de Pendulina

Ordem: Passeriformes Família: Remizidae

As tetas pendulinas são um grupo de pequenas aves passeriformes relacionadas com os seios verdadeiros. Eles são insectivores. Existem 13 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia.

Pata-pénis euro-asiática, Remiz pendulinus

Orioles do Velho Mundo

Ordem: Passeriformes Família: Oriolidae

Os orioles do Velho Mundo são pássaros passerine coloridos. Eles não estão relacionados com os orioles do Novo Mundo. Existem 29 espécies em todo o mundo e 1 espécie que ocorre na Albânia.

Oriolus oriolus

Shrikes

Ordem: Passeriformes Família: Laniidae

Shrikes são pássaros passerine conhecidos por seu hábito de capturar outras aves e pequenos animais e empaling as porções não consumidas de seus corpos em espinhos. Um bico típico do shrike é enganchado, como um pássaro de rapina. Existem 31 espécies em todo o mundo e 5 espécies que ocorrem na Albânia. Picanço cinzento menor, Lanius menor, Picanço de costas vermelhas, Lanius collurio, Picanço mascarado, Lanius nubicus, Picanço Woodchat, senador Lanius e Shrike do norte, exscubitor de Lanius.

Corvos, jays, corvos e magpies

Ordem: Passeriformes Família: Corvidae

A família Corvidae inclui corvos, corvos, jays, choughs, magpies, treepies, nutcrackers e terra jays. Corvids estão acima da média no tamanho entre os Passeriformes, e algumas das espécies maiores mostram níveis elevados da inteligência. Existem 120 espécies em todo o mundo e 10 espécies que ocorrem na Albânia.

Cachorrinho euro-asiático, Corvus monedula, Carrion corvo, Corvus corone, Chough de bico-amarelo, Pyrrhocorax graculus, Chough de bico-vermelho, Pyrrhocorax pyrrhocorax, Corvo comum, Corvus corax, Corvo, corvo, cornix, Gaiano, Garrulus glandarius, Nutcracker euro-asiático, Nucifraga caryocatactes, Pica-pau-cinzento, Pica pica e Rook, Corvus frugilegus.

Starlings

Ordem: Passeriformes Família: Sturnidae

Starlings são pássaros passerine de pequeno a médio porte. Seu vôo é forte e direto e eles são muito gregários. Seu habitat preferido é um país relativamente aberto. Eles comem insetos e frutas. A plumagem é tipicamente escura com um brilho metálico. Existem 125 espécies em todo o mundo e 2 espécies que ocorrem na Albânia.

Estorninho europeu, Sturnus vulgaris e Rosado, starling, Pastor, roseus

Buntings, pardais, seedeaters e aliados

Ordem: Passeriformes Família: Emberizidae

Os emberizídeos são uma grande família de passarinhos. São pássaros que comem sementes e têm notas em forma distinta. Na Europa, a maioria das espécies são chamadas de buntings. Na América do Norte, a maioria das espécies desta família são conhecidos como pardais, mas estas aves não estão intimamente relacionadas com os pardais do Velho Mundo que estão na família Passeridae  Muitas espécies de emberizid têm padrões de cabeça distintivos. Existem 275 espécies em todo o mundo e 9 espécies que ocorrem na Albânia.

Bunker de Cretzschmar, caesia de Emberiza, Bunting de cabeça negra, Emberiza melanocephala, Bunting de Cirl, cirlus de Emberiza, Bunting de junco, Emberiza schoeniclus, Bunting de rocha, Emberiza cia, Bunting do milho, Emberiza calandra, Bunting do pinho, Emberiza leucocephalos, Buquê de ortolã, Emberiza hortulana e Yellowhammer, Emberiza citrinella.

Siskins, crossbills e aliados

Ordem: Passeriformes Família: Fringilídeos

Os passarinhos são pássaros passerine que comem semente, que são pequenos a moderadamente grandes e têm um bico forte, geralmente cônico e em algumas espécies muito grandes. Todos têm doze penas da cauda e nove primárias. Estes pássaros têm um vôo saltando com se alternar bouts do flapping e de deslizamento em asas fechadas, ea maioria cantam bem.

Brambling, Fringilla montifringilla, Bullfinch euro-asiático, Pyrrhula pyrrhula, Chafarim comum, Fringilla coelebs, Hawfinch, Coccothraustes coccothraustes, Linnet comum, Linaria cannabina, Pintassilgo europeu, carduelis carduelis, Pintassilgo europeu, Chloris chloris, Redpoll comum, Acanthis flammea, Serina europeia, Serinus serinus, Siskin euro-asiático, Acanthis spinus e Vermelho, crossbill, loxia, curvirostra.

Pardais

Ordem: Passeriformes Família: Passeridae

Os pardais são pássaros passerine pequenos. Em geral, os pardais tendem a ser pequenos, gordo, marrom ou cinza aves com cauda curta e bicos curtos e potentes. Os pardais são comedores de sementes, mas também consomem pequenos insetos. Existem 35 espécies em todo o mundo e 5 espécies que ocorrem na Albânia. Espanhol, pardal, Passer, hispaniolensis, Pardal de árvore euro-asiático, Passer montanus, Pardal, Passer domesticus, Pintassilgo branco, Montifringilla nivalis e Rock petronia, Petronia petronia.

Codringtonia neocrassa é uma espécie de caracol terrestre respirante, um molusco gastrópode pulmonar terrestre na família Helicidae, os típicos caracóis

O lagarto Dalmaciano (Podarcis melisellensis) é uma espécie de lagarto da família Lacertidae. Encontra-se na Albânia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Itália, Sérvia e Montenegro e Eslovénia. Os seus habitats naturais são florestas temperadas, vegetação arbustiva de tipo mediterrânico, áreas rochosas e pastagens.

Os lagartos de parede dálmata crescem até 65mm (2,6 pol) no comprimento do snout-vent. Cauda é cerca de duas vezes tão longo quanto o corpo. Os lagartos fêmeas colocam 2-8 ovos. Os juvenis têm cerca de 25mm (0,98 pol.) De comprimento de snout-vent na incubação.

Estes lagartos exibem três morphs ventral da cor: amarelo, alaranjado e branco. Um macho que é um morph cor laranja é visto como um macho mais dominante do que qualquer outro morph na competição intrasexual, uma vez que a cor laranja exibe o lagarto como mais agressivo. Orange morph lagartos têm um tamanho maior e força de mordida para que eles possam afastar os machos concorrentes, a fim de acasalar com uma fêmea de escolha e reivindicar território. Nesta espécie de lagartos, as fêmeas preferem os machos laranja desde os machos laranja são maiores E mais saudáveis e podem dar descendência de uma mulher de alta qualidade benefícios indiretos. Mesmo que as fêmeas preferem acoplar-se com os morphs alaranjados, acoplar-se-ão ainda com os morphs amarelos.Yellow morph lagartos dar às mulheres mais benefícios diretos como proteção e pequeno território do que benefícios indiretos. Enquanto isso, os machos brancos só são capazes de acasalar por invadir o território de outro macho e se acasalar com outras fêmeas do sexo masculino.

A lente de Lindholmiola é uma espécie de caracol terrestre respirante, um molusco gastrópode pulmonar terrestre na família Helicodontidae.

Distribuição

Esta espécie ocorre na Albânia, na Grécia e na Turquia.

FLORA

Allium amethystinum é uma espécie de planta nativa da Itália, Grécia, Turquia, Sicília, Creta, Malta, Albânia, Bulgária e da ex-Jugoslávia e cultivada em outros lugares como um ornamental. É uma de diversas espécies que os horticulturalists referem como "cebolas do pilão" por causa do "botão" esférico apertado das flores na parte superior, assemelhando-se a um drumstick.

Allium amethystinum tem um único bulbo. As folhas são tubulares, murchando antes do tempo de florescimento. As flores são roxo-avermelhadas, os tepals mal que abrem no tempo de florescimento, permanecendo enrolado ao redor do ovário e filamentos de modo que somente as anteras e o estigma estejam expostos.

Alnus cordata é uma espécie arbórea pertencente à família das Betuláceas e nativa das Montanhas Apeninos do Sul (Campania, Basilicata e Calábria, principalmente nos lados das montanhas ocidentais) e as montanhas do Nordeste da Córsega. Foi introduzido na Sicília e na Sardenha e, mais recentemente, na Europa Central e do Norte, outros países europeus (França, Bélgica, Espanha, Açores, Reino Unido). Países europeus (Chile, Nova Zelândia) onde se naturalizou.

É uma árvore de tamanho médio que cresce até 25m de altura (excepcionalmente a 28m), com um tronco até 70-100cm de diâmetro. As folhas são deciduous mas com uma estação muito longa na folha, de abril a dezembro no hemisfério do norte; Eles são alternados, cordate (em forma de coração), rico verde brilhante, 5-12cm de comprimento, com uma margem finamente serrilhada.

Os finos gatos cilíndricos masculinos são pendulares, avermelhados e até 10 cm de comprimento; polinização está no início da primavera, antes que as folhas surjam. As fêmeas são ovóides, quando maduras no outono 2-3cm de comprimento e 1,5-2cm de largura, verde escuro a castanho, duro, amadeirado, e superficialmente semelhante a alguns cones cones. As pequenas sementes aladas se dispersam durante o inverno, deixando os velhos "cones" arborizados e enegrecidos na árvore por até um ano depois.

Alnus cordata ganhou o Prêmio da Royal Horticultural Society of Garden Merit.

Ceratonia siliqua, comumente conhecida como alfarrobeira (do árabe kharrūb e hebraico harub), St John's-bread, ou alfarroba (não confundir com a alfarroba africana) é uma espécie de floração Evergreen arbusto ou árvore na família de ervilha, Fabaceae. É amplamente cultivada por suas vagens comestíveis, e como uma árvore ornamental em jardins. A vagem madura, secada é moída frequentemente ao pó da alfarroba, que é usado para substituir o pó de cacau. Barras de alfarroba, uma alternativa para barras de chocolate, muitas vezes estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis.

A alfarrobeira é nativa da região do Mediterrâneo, incluindo o sul da Europa, Norte da África, as maiores ilhas do Mediterrâneo, o Levante e Médio Oriente da Ásia Ocidental no Irã; E as ilhas Canárias e Macaronésia. O quilate, uma unidade de massa para pedras preciosas, e de pureza para o ouro, toma seu nome, indiretamente, da palavra grega para uma semente de alfarroba, kerátion.

Colchicum cupani é uma espécie muito difundida, conhecida como açafrão do prado mediterrânico, que cresce em grande parte da bacia mediterrânica central, relatada da França, Sardenha, Itália, Albânia, Grécia, Montenegro, Croácia, Sicília, Argélia, Malta eTunísia.

Colchicum cupani é bastante variável. Alguns espécimes têm flores que se abrem completamente para uma forma de estrela, enquanto outros espécimes permanecem em forma de xícara. As flores cor-de-rosa a púrpura, sem esboços, são pequenas, de até 3cm de diâmetro, mas são produzidas em abundância na queda. A folhagem também é produzida no outono.

Convolvulus cneorum, também conhecido como silverbush, é uma espécie de planta florida na família Convolvulaceae, que contém muitas plantas descritas como "bindweed". No entanto, ao contrário de outras espécies no gênero, é um arbusto sempre verde em vez de uma videira, formando um monte baixo 0.6-1.2 m de altura, com uma propagação semelhante. Produz 2,5-4 cm (1-2 in) de diâmetro flores que são brancas com uma garganta amarela. Estes são produzidos no final de hastes em panículas soltas e podem quase completamente cobrir as plantas. As folhas são cinza-verdes e são cobertas nos cabelos finos que dão à planta uma aparência prateada.

Cruciata laevipes é uma espécie de floração da família Rubiaceae. É sabido geralmente como crosswort, liso bedstraw ou Luc na crise em gaélico. O epíteto latino “laevipes” refere-se ao “pedúnculo” liso.

Cytinus hypocistis é uma espécie de planta parasítica polinizada por formigas na família Cytinaceae, com quatro subespécies. É encontrado principalmente em locais que cercam o Mar Mediterrâneo, e é o tipo para o gênero Cytinus. O binômio foi conservado.

Fraxinus ornus (cinza de maná) é uma espécie de Fraxinus nativa do sul da Europa e do sudoeste da Ásia, da Espanha e da Itália ao norte até à Áustria, Polónia e República Checa e a leste através dos Balcãs, Turquia e Ocidental da Síria ao Líbano e à Armênia

Galium anisophyllon, nome comum bedstraw ou gaillet, é uma planta perene florida na família Rubiaceae.

Galium intermedium é uma espécie de plantas na Rubiaceae. É originária da Europa Central e Oriental (Áustria, República Checa, Alemanha, Hungria, Polónia, França, Albânia, Roménia, Bulgária, Turquia, Bielorrússia, Estados Bálticos, Ucrânia, Rússia Ocidental e antiga Jugoslávia). É igualmente reportedly naturalized no condado de Santa Clara, Califórnia.

Iris aphylla (também conhecida como íris sem folhas, íris de mesa ou íris de fezes) é uma espécie do gênero Iris, também está no subgênero de Iris e na Seção Iris. É um rizomatoso perene, da Ásia à Europa. Encontra-se no Azerbaijão, na Federação Russa, na Checoslováquia, na Alemanha, na Hungria, na Polónia, na Bielorrússia, na Ucrânia, na Bulgária, na Albânia, na antiga Jugoslávia, na Itália, na Roménia e na França. Tem o verde escuro ou verde-claro, espada-dado forma, grama-como as folhas, que morrem / desaparecem afastado no inverno. Ele também tem uma haste delgada, com vários ramos e spathes verde e púrpura. Tem 3-5 flores grandes, em tons de roxo brilhante, roxo, violeta, azul escuro, violeta azul-violeta e escuro, que florescem entre a primavera eo início do verão. Ocasionalmente, re-bloom no outono, antes da cápsula da semente é dada forma. É cultivada como uma planta ornamental em regiões temperadas. Há uma subespécie conhecida Iris aphylla subsp. Hungarica (Waldst. & Kit.) Hegi.

Iris illyrica, com o nome comum Illyrian Iris, é uma planta perene da família iris (Iridaceae), nativa da Europa Sudeste.

Iris pseudopallida (íris do Adriático meridional') é uma espécie no género Iris, é também no subgénero de Iris. É um perenerizomatoso da Croácia. Possui folhas planas, curvadas de foice, altas hastes delgadas, 3-8 flores perfumadas, em tons de violeta, ou flores violetas pálidas, malva, lavanda, roxo, amarelo ou branco, entre maio e junho. A íris foi originalmente pensada para ser uma espécie separada, mas depois classificada como subespécie de Iris pallida, conhecida como Iris pallida subsp. Pseudopallida, embora na Croácia, ainda é conhecido como Iris pseudopallida. É cultivado como uma planta ornamental em regiões temperadas, especialmente nas regiões de Balcãs.

Iris sintenisii é uma espécie no gênero Iris, é também no subgênero de Limniris e na série Spuriae, com flores violeta-azul.

É uma planta rizomatosa perene, de regiões da Europa, Rússia e Turquia. É cultivada como uma planta ornamental em regiões temperadas.

Lunaria telekiana é uma espécie rara e mal conhecida conhecida da Albânia, Montenegro e Kosovo. Foi proposto para proteção sob tratados internacionais em espécies ameaçadas de extinção.

Narcissus poeticus (narciso do poeta, narciso do poeta, nargis, olho do faisão, flor do finder, e lírio do pinkster) era um dosprimeiros daffodils a ser cultivado, e é identificado frequentemente como o narciso de épocas antigas (Narcissus tazetta e narciso jonquilla têm também Consideradas como possibilidades). Também é freqüentemente associado com a lenda grega de Narciso.É o tipo espécie do gênero Narciso. Extremamente perfumado, com um anel de pétalas em branco puro e uma coroa curta de amarelo claro com uma borda avermelhada distinta, Cresce a 20 a 40 cm, E é amplamente naturalizado na América do Norte.

Narcissus pseudonarcissus (vulgarmente conhecido como narciso selvagem ou Lent lírio) é uma planta perene floração.

Esta espécie tem flores amarelas pálidas, com uma trombeta central mais escura. As folhas longas e estreitas são de cor verde-acinzentada e se levantam da base do caule. A planta cresce a partir de uma lâmpada. As flores produzem sementes, que quando germinadas, levar cinco a sete anos para produzir uma planta de floração. (Reprodução de sementes sexuais mistura as características de ambas as flores-mãe, por isso, se cultivares híbridos de jardim são plantadas perto de populações selvagens de Narcissus pseudonarcissus , existe o perigo de que as novas mudas, com vigor híbrido, poderia competir as plantas selvagens.)

Ophrys bertolonii é uma espécie de orquídea oriunda do Mediterrâneo ocidental e central (Espanha, França, Córsega, Sardenha, Sicília, Itália continental, Albânia e Croácia)

Ophrys ferrum-equinum, a belha-orquídea em ferradura, é uma espécie terrestre de orquídea nativa da Albânia, Grécia e Turquia, incluindo Creta e outras ilhas do mar Egeu. Deve o nome da sua espécie à forma característica de um cavalo de prata sobre a pétala marrom.

Ophrys sphegodes, vulgarmente conhecido como o Early Spider-orchid, é uma espécie de orquídea encontrada em prados alcalinos e terra de resíduos. É difundido através da maior parte da Europa e do Oriente Médio da Grã-Bretanha para o sul de Portugal e leste para o Irã.

Na Grã-Bretanha, é restrito a partes de Dorset, Hampshire, Kent e Sussex e é considerado raro, embora onde é encontrado pode ser em stands de muitas centenas de plantas. É classificado como uma fábrica britânica de livros de dados vermelhos. Apesar de sua vulnerabilidade aparente, ele colonizou muito bem as áreas de despejo de giz, criadas perto de Dover, em Samphire Hoe, das escavações do túnel da Mancha. Forma estandes de plantas relativamente curtas entre 30cm e 40cm em Abril e Maio. As flores têm sépalas verde-amarelo e um labelo marrom aveludado com uma marcação H distintivo para que as flores muito se assemelham a um artrópode e especialmente uma aranha.

Ophrys tenthredinifera, a orquídea serra, é uma espécie terrestre de orquídeanativa da região mediterrânica de Portugal e Marrocos para a Turquia. O nome comum refere-se a uma semelhança pretendida entre a flor e o sawfly, um inseto parecido com vespa.

Muitas subespécies, variedades e formas foram propostas, mas atualmente (maio de 2014), nenhuma é reconhecida.

Paramoltkia doerfleri é uma planta nativa de florescimento da Albânia e partes do sul da ex-Jugoslávia.

Phlomis fruticosa é uma espécie de planta florida da família Lamiaceae, originária da Albânia, Chipre, Grécia, Itália, Turquia e regiões da antiga Iugoslávia.

É um arbusto verde pequeno, até 1 m (3 pés) de altura por 1,5 m (5 pés) de largura. O sábio-como, as folhas aromáticas são ovais, 2-4 polegadas de comprimento, enrugado, verde-cinzento com partes inferiores brancas, e coberto com cabelos finos. Luz amarela, flores tubulares, 3 cm de comprimento, crescem em verticilos de 20 em picos curtos no verão.

O epíteto específico fruticosa significa arbustivo.

É popular como uma planta ornamental, e ganhou o prêmio da Royal Horticultural Society of Garden Merit.

Como uma fuga do jardim, naturalizou em partes de Inglaterra ocidental sul.

Pinguicula balcanica, também conhecida como a erva-do-mar Balkanian, é uma planta perene carnívora na família Lentibulariaceae.

Pinus peuce é uma espécie de pinheiro nativo das montanhas da Macedônia, Bulgária, Albânia, Montenegro, Kosovo, no extremo sudoeste da Sérvia, e no extremo norte da Grécia, crescendo tipicamente a (600-) 1.000-2.200 (-2.300) m de altitude.Muitas vezes atinge a linha de árvores alpinas nesta área. O tamanho maduro é de até 35-40 m de altura e 1,5 m de diâmetro do tronco. No entanto, a altura da árvore diminui fortemente perto do limite superior fores e pode até obter tamanhos de arbustos.

É um membro do grupo de pinheiro branco, Pinus subgênero Strobus, e como todos os membros desse grupo, as folhas ("agulhas") estão em fascículos (feixes) de cinco, com uma bainha deciduous. Eles têm 6-11cm de comprimento. Seus cones de pinho são na sua maioria 8-16cm de comprimento, ocasionalmente até 20cm de comprimento, verde no início, tornando-castanho-amarelo quando maduro, com ampla, plana para escalas downcurved. As sementes de 6-7mm de comprimento têm uma asa de 2 cm e podem ser dispersas pelo vento, mas também são muitas vezes dispersas por nutcrackers manchados

Polygonum albanicum (albanês: Nejca shqiptare) é uma planta herbácea florida da família knotweed. Trata-se de uma espécie transregional encontrada principalmente na Albânia e, recentemente, nos países vizinhos.

Prunus cocomilia é uma espécie de ameixa comumente chamado ameixa italiana. É nativo a Albânia, Croatia, Greece, Italy do sul (Sicília including), Macedonia, Montenegro, Serbia e Turquia ocidental.

Prunus laurocerasus, também conhecido como louro-de-cerejeira, louro comum e às vezes louro inglês na América do Norte, é uma espécie perene de cerejeira (Prunus), nativa de regiões que fazem fronteira com o Mar Negro no sudoeste da Ásia e sudeste da Europa, Para as montanhas do Cáucaso e do norte do Irã.

Os nomes comuns de “P. laurocerasus” referem-se à similaridade da folhagem e da aparência ao louro-laurel (Laurus nobilis, o verdadeiro louro, na família Lauraceae), e como o louro-louro, Prunus laurocerasus foi usado para fazer grinaldas de louro, Mas as duas plantas não estão relacionadas. Não é para ser confundido com seu parente americano Prunus caroliniana, que também é chamado cereja louro.

Rhamnus intermedius é uma espécie de planta da família Rhamnaceae. Encontra-se na Albânia, na Bósnia-Herzegovina e na Croácia.

Sternbergia lutea, o narciso de inverno, narciso de outono, narciso de queda, lírio-de-campo, ou açafrão de outono amarelo, é uma planta bulbosa de florescimento na família Amaryllidaceae, subfamília Amaryllidoideae, que é Usado como uma planta ornamental. Tem flores amarelas que aparecem no outono.

Trifolium aureum, conhecido pelos vários nomes comuns trevo de salto grande, trevo grande, trébol de salto grande, trevo de ouro ou trevo de salto, é uma espécie de trevo nativo de grande parte da Eurásia.

O trefoil do salto grande é uma planta ereta herbácea ereta pequena que cresce a 10-30 centímetros de altura. Como todos os trevos, tem folhas divididas em três folhetos sessile, cada folheto 15-25 mm de comprimento e 6-9 mm de largura. Suas flores amarelas são dispostas em pequenas, alongadas inflorescências redondas de 12-20 mm de diâmetro, localizadas na extremidade da haste. Cada flor individual é decumbent. À medida que envelhecem, as flores tornam-se marrom e papel-like. O fruto é uma vagem que normalmente contém duas sementes.

O estreitamente relacionado Trifolium campestre (trefoil de salto) é uma espécie semelhante, mas mais curto, espalhando, com folhas e flores menores. O leaflet médio de suas folhas igualmente tem um rachis curto.

RELEVO

A Albânia possui uma área total de 28 748 quilômetros quadrados. Localizada entre as latitudes 39º e 43º N e, na maior parte, entre as longitudes 19º e 21º E (uma pequena área está a leste de 21º E). A costa da Albânia se estende por 476 quilômetros e se estende pelos mares Adriático e Jônico. Cerca de setenta por cento do país é montanhoso ou de colinas e normalmente inacessível do exterior. A maior montanha é o Monte Korab, situado no distrito de Dibër, na fronteira com a Macedônia, atingindo 2 753 metros. O clima na costa é tipicamente mediterrânico, com invernos úmidos e verões quentes, ensolarados e secos. As condições dependem muito da altitude. As áreas acima de 1 500 metros são frias, com ocorrência de neve no inverno, podendo esta permanecer até a primavera.

Além da capital, Tirana, que tem 800 000 habitantes, as cidades principais são Durrës, Korçë, Elbasan, Shkodër, Gjirokastër, Vlorë e Kukës. Na gramática albanesa, uma palavra pode ter formas definidas e indefinidas e isso também se aplica aos nomes das cidades: tanto Tiranë e Tirana, Shkodër e Shkodra são usados.

Os três maiores e mais profundos lagos tectônicos da Península Balcânica estão parcialmente localizados na Albânia. O Lago Escútare no nordeste do país tem uma superfície que varia entre 370 e 530 quilômetros quadrados, dos quais um terço pertence a Albânia e o resto a Montenegro. O Lago Ohrid, situado no sudeste do país, é compartilhado entre a Albânia e a República da Macedônia. Possui uma profundidade máxima de 289 metros e uma variedade única de flora e fauna, incluindo "fósseis vivos" e outras espécies endêmicas. Por causa do seu valor natural e histórica, o Lago Ohrid está sob proteção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Há também o Lago Butrinti, que é um pequeno lago tectônico localizado no Parque Nacional de Butrint.

HIDROGRAFIA

A Albânia faz parte do sistema de Montanhas Dináricas, formado durante o Terciário e que se estende de noroeste para sudoeste, influenciando fortemente a orografia. De um modo geral, o relevo do país assemelha-se a um anfiteatro de elevadas montanhas e de platôs recortados, bordejando as terras baixas do litoral. Na região setentrional encontram-se os Alpes Albaneses do Norte, série de elevadas montanhas e platôs que tem como ponto culminante o Maje Jezerce (2 695m), A sudoeste da região alpina localizam-se os Planaltos de Cukali, cujas altitudes variam entre 900 e 1 500 m. A Zona da Serpentina estende-se desde o sudoeste dos Alpes até próximo à fronteira com a Grécia. Paralelos a essa zona erguem-se os Planaltos Centrais, que têm como limites naturais as Planícies Costeiras e os Planaltos do Sudoeste. Há ainda a região dos Planaltos Orientais e dos Lagos Macedônios, onde, ao lado das depressões lacustres, observam-se as altas montanhas do Mal' i Thate, Morava e Gramos.

Os principais rios albaneses, como o Drin, o Shkumbin e o Vijose, atravessam o país e desembocam na planície litorânea. Alguns lagos parcialmente albaneses, como o Scutari, a noroeste, e os lagos macedônios Ohrid e Prespa, entre outros, complementam o quadro hidrográfico.

SUBDIVISÕES

Prefeituras

Distritos

Municipalidades

Berat

Berati




Kuçovë


Skrapar

Berati, Cukalat, Kutalli, Lumas, Otllak, Poshnjë, Roshnik, Sinjë, Tërpan, Urë Vajgurore, Velabisht e Vërtop.


Kozare, Kuçovë e Perondi.


Bogovë, Çepan, Çorovodë, Gjerbës, Leshnjë, Poliçan, Potom, Qendër, Vëndreshë e Zhepë.

Dibër

Bulqizë




Dibër






Mat

Bulqizë, Fushë-Bulqizë, Gjoricë, Martanesh, Ostren, Shupenzë, Trebisht e Zerqan.


Arras, Fushë-Çidhën, Fushë-Muhurr, Kala e Dodës, Kastriot, Lurë, Luzni, Maqellarë, Melan, Peshkopi, Qendër Tomin, Selishtë, Sllovë, Zall-Dardhë e Zall-Reç.


Baz, Burrel, Derjan, Gurrë, Klos, Komsi, Lis, Macukull, Rukaj, Suç, Ulëz e Xibër.

Durrës

Durrës




Krujë

Durrës, Gjepalaj, Ishëm, Katund i Ri, Maminas, Manëz, Rrashbull, Shijak, Sukth e Xhafzotaj.


Bubq, Cudhi, Fushë-Krujë, Kodër-Thumanë, Cruja e Nikël.

Elbasan

Elbasani







Gramsh




Librazhd




Peqin

Belsh, Bradashesh, Cërrik, Elbasani, Fierza, Funarë, Gjergjan, Gjinar, Gostimë, Gracen, Grekan, Kajan, Klos, Labinot-Fushë, Labinot-Mal, Mollas, Papër, Rrasë, Shalës, Shirgjan, Shushica, Tregan e Zavalinë.


Gramsh, Kodovjat, Kukur, Kushovë, Lenie, Pishaj, Poroçan, Skënderbegas, Sult e Tunjë.


Hotolisht, Librazhd, Lunik, Orenjë, Përrenjas, Polis, Qendër, Qukës, Rrajcë, Steblevë e Stravaj.


Gjoçaj, Karinë, Pajovë, Pequini, Përparim e Shezë.

Fier

Fier


Lushnjë






Mallakastër

Fier, Patos e Roskovec.


Allkaj, Ballagat, Bubullimë, Divjakë, Dushk, Fier-Shegan, Golem, Grabian, Gradishtë, Hysgjokaj, Karbunarë, Kolonjë, Krutje, Lushnjë, Rremas e Tërbuf.


Aranitas, Ballsh, Fratar, Greshicë, Hekal, Kutë, Ngraçan, Qendër e Selitë.

Gjirokastër

Gjirokastër





Përmet




Tepelenë

Antigonë, Cepo, Dropull i Poshtëm, Dropull i Sipërm, Gjirokastër, Lazarat, Libohovë, Lunxhëri, Odrie, Picar, Pogon, Qendër Libohovë e Zagori.


Ballaban, Çarshovë, Dishnicë, Frashër, Këlcyrë, Përmet, Petran, Qendër Piskovë e Sukë.


Buz, Krahës, Kurvelesh, Lopës, Luftinjë, Memaliaj Fshat, Memaliaj, Qendër, Qesarat e Tepelenë.

Korçë

Devoll



Kolonjë




Korçë





Pogradec

Bilisht, Hoçisht, Miras, Progër e Qendër Bilisht.


Barmash, Çlirim, Ersekë, Leskovik, Mollas, Piskal-Novoselë, Qendër Ersekë e Qendër Leskovik.


Drenovë, Gorë, Korçë, Lekas, Libonik, Liqenas, Maliq, Moglicë, Mollaj, Pirg, Pojan, Qendër Bulgarec, Vithkuq, Voskop, Voskopojë e Vreshtaz.


Buçimas, Çërravë, Dardhas, Pogradec, Proptisht, Trebinjë, Udënisht e Velçan.

Kukës

Has


Kukës





Tropojë

Fajzë, Gjinaj, Golaj e Krumë.


Arrën, Bicaj, Bushtricë, Grykë-Çaje, Kalis, Kolsh, Kukës, Malzi, Shishtavec, Shtiqën, Surroj, Tërthorë, Topojan, Ujmisht e Zapod.


Bajram Curri, Bujan, Bytyç, Fierzë, Lekbibaj, Llugaj, Margegaj e Tropojë.

Lezhë

Kurbin


Lezhë




Mirditë

Fushë-Kuqe, Laç, Mamurras e Milot.


Balldren i Ri, Blinisht, Dajç, Kallmet, Kolsh, Lezhë, Shëngjin, Shënkoll, Ungrej e Zejmen.


Fan, Kaçinar, Kthellë, Orosh, Rrëshen, Rubik e Selitë.

Shkodër

Escodra


Malësi e Madhe


Pukë

Escodra, Malësi e Madhe e Pukë.


Gruemirë, Kastrat, Kelmend, Koplik, Qendër e Shkrel.


Blerim, Fierzë, Fushë-Arrëz, Gjegjan, Iballë, Pukë, Qafë-Mali, Qelëz, Qerret e Rrapë.

Tirana

Kavajë




Tirana

Golem, Gosë, Helmës, Kavajë, Kryevidh, Lekaj, Luz i Vogël, Rrogozhinë, Sinaballaj e Synej.


Kamzë, Tirana e Vorë.

Vlorë

Delvinë


Sarandë




Vlorë

Delvinë, Finiq, Mesopotam e Vergo.


Butrint (um sítio arqueológico), Çukë, Konispol (na fronteira com a Grécia), Ksamil (um resort) e Vrinë.


Himarë, Orikum e Vlorë.


VEGETAÇÃO

As maiores vegetações são Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).

IDIOMAS

A língua oficial é o albanês. De acordo com o censo populacional de 2011, 98,767% da população declarou o albanês como sua língua materna. A língua padrão escrita e falada é proveniente de dois dialetos: Gheg e Tosk, embora tenha maior base no segundo. O divisor entre os dois dialetos é o rio Shkumbin. O grego é língua materna de 0,5% da população. Outras minorias étnicas que somam 0,6% falam línguas como arromeno, sérvio, macedônio, bósnio, búlgaro, gorani, romani e croata.

Os albaneses são considerados uma nação poliglota. Devido à imigração e à colonização do passado, falam geralmente mais de duas línguas. Inglês, italiano e grego são as mais difundidas, o que está crescendo devido ao retorno de imigrantes e às novas comunidades gregas e italianas no país.

CULINÁRIA

A culinária da Albânia é o resultado da interação de vários fatores: o fato de ser um país pequeno e montanhoso, com florestas virgens, um clima favorável e pequenos vales onde se podem cultivar vegetais e criar animais, sempre em pequena escala. Estas caraterísticas positivas custaram-lhe ser submetido por diversos povos ao longo dos séculos, mas sempre apenas nas planícies costeiras; todos estes fatores contribuíram para que a Albânia seja o único país muçulmano da Europa e para ter assimilado, para além da religião, muitos aspetos da cultura de outros povos.

Na Albânia, o almoço é a refeição mais importante do dia, consistindo de sopa, um prato principal baseado em carne  servido com saladas, e sobremesa. A carne mais apreciada nos Balcãs é a de borrego ou carneiro, por vezes, galinha, mas a carne de vaca ou vitela também é popular e o fígado é considerado uma comida especial na Albânia; a carne de caça também é largamente consumida. A carne é normalmente guisada, cozinhada com arroz, como um pilaf, ou assada na brasa. Vários tipos de nozes são cultivadas localmente, e consumidas como aperitivos ou misturadas em molhos.

O pão é tão importante na mesa dos albaneses que foi objeto de um estudo científico para se conhecerem as caraterísticas do pão consumido na Albânia. Este país sempre produziu vários cereais e, por isso, são produzidos o mais tradicional pão branco de trigo, de milho (bukë misri), de centeio (bukë thekre) e de grão-de-bico (bukë me qiqre), além dum pão escuro de trigo (bukë zize).

Apesar de muçulmanos, as bebidas mais populares são alcoólicas: cerveja, vinho e raki, um brandy tradicional feito com sumo de amoras e servido como aperitivo ou em ocasiões especiais; outras bebidas são “dukagjin”, feita com sumo de uva, açúcar e mostarda, “hardic”, de frutos silvestres, e “orme”, de couve fermentada (chucrute). No entanto, a boza (que se pode encontrar em praticamente todos os países que fizeram parte do Império Otomano), apesar de ser uma bebida fermentada, tem um teor alcoólico muito baixo. Evidentemente que os albaneses também bebem chá, café, sumos e refrescos.

RELIGIÕES

Em 1967 todas as mesquitas e igrejas foram fechadas e práticas religiosas proibidas. Em novembro de 1990 o governo começou a permitir práticas religiosas particulares.

De acordo com Association of Religion Data Archives em 2010 a população albanesa dividia-se religiosamente da seguinte forma:

Existe ainda uma minoria de Judeus estimada em menos de 0.1%. A Albânia foi o único país europeu onde houve crescimento no número de judeus durante o Holocausto, tendo esse número diminuído após a fundação do Estado de Israel.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e as Testemunhas de Jeová também têm seguidores no país.

POLÍTICA

Na Albânia, o chefe de estado é o presidente, que é eleito pelo Kuvendi Popullor, ou Assembleia do Povo. A maior parte dos 155 membros da Assembleia do Povo é eleita pelos albaneses em eleições realizadas de 5 anos em 5 anos. O presidente é ajudado por um conselho de ministros, nomeados pelo próprio.

O Parlamento da Albânia (Kuvendi i Shqipërisë) é a sede do poder legislativo da Albânia, o parlamento é no formato bicameral e conta atualmente com 144 membros eleitos para mandatos de 4 anos por representação proporcional em lista fechada em 12 condados eleitorais, o parlamento foi fundado em 1912 como a Assembleia da Vlora após a independência do Império Otomano.

TURISMO

Uma percentagem importante da renda nacional da Albânia vem do turismo, representando 10% de seu PIB, e este número deverá aumentar na próxima década. A Albânia acolheu cerca de 4,2 milhões de visitantes em 2012, principalmente de países vizinhos e da União Europeia. Em 2011, a Albânia foi listado como o destino turístico top a nível mundial, pelo Lonely Planet.

A maior parte da indústria do turismo está concentrada ao longo do Adriático e na costa do Mar Jônico. Este último tem as mais belas e intocadas praias e é muitas vezes chamado de a Riviera Albanesa. O aumento no número de visitantes estrangeiros é significativa, a Albânia tinha apenas 500 mil visitantes em 2005, enquanto em 2012 teve um número estimado de 4,2 milhões de turistas. Um aumento de 840% em apenas sete anos.

A maioria dos turistas internacionais que vão para a Albânia são de Kosovo, Macedônia, Montenegro, Grécia e Itália.

ECONOMIA

A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, e tem enfrentado dificuldades bem maiores que os seus vizinhos dos Bálcãs para modernizar a sua economia. Nos últimos anos, o crescimento macroeconômico se situou em média nos 5% ao ano, e a inflação tem permanecido estável. O governo tem adotado medidas para combater o crime organizado e recentemente pôs em prática um pacote fiscal para combater a economia informal e atrair o investimento estrangeiro.

O país é ajudado pelas remessas dos albaneses que trabalham no exterior, que correspondem a 15% do Produto Interno Bruto do país. A agricultura, que emprega mais de metade da população porém gera pouco mais de 20% do PIB é realizada em pequenas propriedades e é predominantemente de subsistência, devido à falta de equipamentos modernos e uma titularidade incerta das propriedades[2]. A escassez de energia elétrica, que se baseia principalmente na hidroeletricidade, assim como uma infraestrutura antiquada e inadequada dificultam a atração de novos investimentos externos.

Com a ajuda de fundos da União Europeia o país está investindo na modernização de suas rodovias e ferrovias, cuja obsolescência há anos dificulta seu desenvolvimento.

ETINIAS

Grande Albânia (em albanês: Shqipëria Etnike) é um conceito irredentista de áreas fora das fronteiras da República da Albânia que são consideradas parte de uma grande pátria nacional pela maioria dos nacionalistas albaneses, com base na atual ou na presença histórica das populações albanesas nessas áreas. O termo incorpora reivindicações no Kosovo, e territórios no sul do Montenegro, noroeste da Grécia (Chameria), a parte ocidental da República da Macedônia, e no Vale do Presevo, Medveda e Bujanovac na Sérvia.

A unificação de uma área ainda maior em um território único sob autoridade albanesa tinha sido teoricamente concebida pela Liga de Prizren, uma organização do século XIX, cujo objetivo era unificar os territórios habitados pela etnia albanesa (e outras regiões) em um único e autônomo Vilaiete da Albânia dentro do Império Otomano. No entanto, o conceito de uma Grande Albânia, como uma Albânia maior do que dentro de suas fronteiras de 1913, só foi implementado de facto e de jure sob a ocupação da Alemanha nazista e da Itália fascista dos Balcãs durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o relatório “Gallup Balkan Monitor” de 2010, a ideia de uma Grande Albânia é apoiada pela maioria dos albaneses da Albânia (63%), Kosovo (81%) e da República da Macedónia (53%).

Em diferentes territórios nos Balcãs que são habitados por albaneses, forças armadas foram criadas durante a década de 1990.

INDÚSTRIA

A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior. O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.

O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália. O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

Economia da Albânia Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação pesquisa A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior. O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.

O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália. O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

Índices gerais

PIB: 3.146 milhões de dólares PIB/hab.: 930 dólares por ano Inflação: 0,1% População Ativa: 1.548.000 Desemprego: 17,8% Balança do Estado: Entradas: 89.145 milhões de Lek Despesas: 137.254 milhões de Lek Dívida Externa: 975 milhões de dólares Ajudas Externas: 480 milhões de dólares

Agricultura Produto Hectares Toneladas Trigo 132.000 3.300 Melancia - 2.200 Milho 60.000 2.150 Batata 12.000 1.800 Tomate 5.000 1.620 Uva - 750 Beterraba 2.000 500 Azeitona - 480 Feijão 27.000 300

Pecuária Rebanho Tipo Cabeças Aves 4.000.000 Ovinos 1.941.000 Caprinos 1.120.000 Bovinos 720.000 Asininos 113.000 Suínos 81.000

Produtos Produtos Toneladas Pele 12.000 Peixe 2.745

PECUÁRIA

Rebanho: Asininos, Aves, Bovinos, Caprinos, Ovinos e Suínos.

Produtos: Peixe e Pele.

COLONIZAÇÃO

O Reino da Albânia foi uma monarquia constitucional na Albânia entre 1928 e 1939. Durante este período, a Albânia foi um protetorado de fato do Reino da Itália. A Albânia foi declarada uma monarquia constitucional pela Assembleia Constituinte, e Ahmet Bey Zogu foi coroado Rei sob o título de Zog I. O reino foi a restauração da identidade real que ainda sobrevivia desde o reinado de Skanderbeg no século XV. Também garantiu a permanência da democracia e da ordem na Albânia, que tinha acabado de recuperar sua independência do Império Otomano em 1912. O reino foi apoiado pelo regime fascista na Itália e os dois países estabeleceram relações estreitas até a invasão repentina da Itália no país em 1939.

DATA DE INDEPENDÊNCIA

28 de novembro de 1912.

EDUCAÇÃO

Antes dos comunistas chegarem ao poder, a taxa de alfabetismo na Albânia era muito baixa, apenas 15%. Escolas eram escarsas na época entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda. Quando os comunistas chegaram ao poder em 1944 o regime queria acabar com o analfabetismo. O regulamento era tão estrito que qualquer um entre 12 e 40 anos que não pudesse ler ou escrever era mandato para participar de aulas para aprender. Desde essa época de luta contra o analfabetismo a taxa de alfabetização aumentou bastante. Em 2008 a taxa de alfabetismo na Albânia era de 98,7%, sendo a taxa para os homens de 99,2% e para as mulheres de 98,3%. Desde os mais largos êxodos rurais na década de 1990, a educação se moveu também, com milhares de professores se mudando para as áreas urbanas acompanhando seus estudantes.

FRONTEIRAS

A Albânia possui 720km de fronteiras, fazendo fronteira com Sérvia e Montenegro-(287km no total, sendo 114km com a Sérvia e 173km com o Montenegro), Grécia (282km) e Macedónia (151km).

Somente ao longo da costa da Albânia fronteiras coincidem com as formações naturais da paisagem. Os limites foram estabelecidos, em princípio, na Conferência Embaixadores em Londres 1912 - 1913. Eles foram criados pelas potências em 1921 , depois de o país ser ocupado durante a Primeira Guerra Mundial pela Itália, Sérvia, Grécia e França. O princípio básico é que as áreas habitadas por albaneses pertencem à Albânia e nacionalidades arredores também têm as suas próprias áreas distintas, tais como os macedônios na Macedónia e montenegrinos em Montenegro. O distrito do Lago Valioso, na Macedônia Ocidental, que tinha uma mistura das populações, foi dividido entre a Albânia, a Grécia e a Jugoslávia.

Ele levou em conta as necessidades econômicas locais, tais como as aldeias terem acesso a suas áreas de pastagem.

Para a divisão da área de grandes lagos do leste do que é hoje a Albânia, no meio havia uma preocupação de que todos os países teriam algumas das imediações das planícies. Esta divisão artificial necessariamente afetou a fronteira norte e sul.

Na parte norte da Albânia e nas montanhas do nordeste que liga a fronteira com a montanha e segue os picos mais altos da serra pelo inacessível Alpes Nordalbanska, em albanês Bjeshkët Namunës. Não há virtualmente nenhum limite natural destas montanhas com o mar Adriático. Mas o Lago Scutari e uma parte do rio Buna foram usados como a fronteira albanesa para o noroeste. Sul e sudoeste, a partir do distrito do lago para o mar Jónico é o país da fronteira com o nordeste em desacordo com as linhas naturais da paisagem e cruza vários cordões em vez de segui-los.

TRAJES TÍPICOS

Sapatos, calças, vestidos.

MINERAÇÃO

Cromita e minério de cobre.

ESPORTES

O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

O halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.

Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.

O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego haltēres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo'), hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de atividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.

Luta (em inglês: wrestling) é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.

Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.

LEMA

"Você, Albânia, dá-me honra, me dar o nome albanês"

FORÇAS ARMADAS

As Forças Armadas da Albânia (FAA) (em albanês: Forcat e Armatosura tė Shqipërisë-FASH) são as forças armadas da Albânia, formadas logo após a independência do país em 1912. Hoje ela é constituída da sede do Estado-Maior, o Comando das Forças Conjuntas da Albânia, o Comando de Apoio da Albânia e o Comando da Formação e Doutrina da Albânia.

Também possui os três ramos principais: As Forças Terrestres, a Força Aérea e a Marinha.

Um estado-maior é um órgão - composto por oficiais e outro pessoal - de informação, estudo, concepção e planejamento para apoio à decisão de um comandante militar. O objetivo principal de um estado-maior militar é providenciar um fluxo de informação, bilal-direccional, entre o comandante de uma unidade e as suas subunidades. Por extensão, a designação "estado-maior" é também aplicada a órgãos, formais ou informais, com funções semelhantes, nas organizações civis.

O Comando das Forças Conjuntas da Albânia consiste no ramo das Forças Armadas da Albânia encarregado de proteger a integridade territorial da Albânia.

O Comando de Apoio da Albânia das Forças armadas da Albânia é o ramo que serve com apoios operacionais e logísticos para as funções das Forças Terrestres da Albânia, a Força Aérea da Albânia e a Marinha da Albânia.

O Comando da Formação e Doutrina da Albânia (CFDA) consiste na Academia de Defesa Albanesa, a Universidade Militar de Skanderbeg, a Academia NCO "Tomson", a formação básica Brigade, uma consolidada Escola da Tropa, um Centro de Análise da Defesa, e um Centro de Formação de apoio.

O Comando da Formação e Doutrina faz parte das Forças armadas da Albânia.


1186